Festival premia curiosos gastronômicos e é recorde de público

Publicado em 16 de dezembro de 2014

Compartilhe:

Premiações, abaixo-assinado a favor do movimento #EuComoCultura, discursos elogiosos e inúmeras receitas saborosas. O Circuito Gastronômico de Natal, encerrado no último domingo (14), na praça Pedro Velho, deixou a certeza de que Natal está conectada a outras cidades, chef e correntes gastronômicas na batalha para valorizar a culinária brasileira. Por cinco dias, cerca de 25 mil pessoas estiveram no evento para conhecer ou degustar a gastronomia potiguar. Apresentações musicais e folclóricas tradicionais, além de oficinas e palestras completaram o cardápio do Circuito.

Ceviche Peruano, de Roberto Dore e Glenda: primeiro lugar do Concurso de Curiosos
 
O domingo teve recorde de público para saborear os pratos de 20 tendas montadas no local, entre elas food trucks e um espaço de agricultura orgânica. No Cozinha Ao Vivo, uma das ótimas atrações do Circuito, a chef Cacau Vanderley comandou a tradicional oficina infantil preparando para a criançada um bolo de cenoura sem lactose com calda de chocolate.
 
Raviolli de Lagosta, de João Coque e Fuad Júnior: segundo lugar do Concurso de Curiosos
 
No último dia também foram conhecidos os vencedores do Concurso dos Curiosos, atividade cujo objetivo é revelar novos talentos da cozinha. O Ceviche Peruano, preparado por Roberto Dore e Glenda, ficou em primeiro lugar. O pódio foi completado pelo Raviolli de Lagosta, de João Coque e Fuad Júnior, e pelo Filé de tilápia fácil, de Jonatas Souza. A comissão julgadora foi formada pelo vencedor do concurso em 2013, o empresário Múcio Sá; o diretor da revista Deguste Benício Siqueira; a editora de Cultura da Tribuna do Norte Cinthia Lopes, o economista Bosco Pinheiro e o advogado e gourmand Kemil Varela Faraj.
 
 
Passaram pela tenda gastronômica do Circuito Gastronômico de Natal em oficinas ao vivo mais de 40 profissionais de gastronomia do país, entre cozinheiros e consultores.  Um dos destaques foi a premiada chef paulistana Janaína Rueda, proprietária do Bar da Dona Onça, que fez muitos elogios ao evento, destacando o ineditismo e a organização.
 
Filé de tilápia fácil, de Jonatas Souza: terceiro lugar do Concurso de Curiosos
 
“Eu viajei muito…Vi muito evento de rua, mas com uma estrutura dessa, nunca. Um exemplo a ser seguido em todo o mundo”, disse a chef, que é conhecida por não ter papas na língua quando o assunto é gastronomia brasileira. “Imagine, gente, tem caixa d’água e encanamento para cada barraca da praça, isso é incrível!”, completou Janaína. Ela ainda agradeceu pela participação em seu perfil no Instagram. Visivelmente emocionado na plateia, o diretor do Circuito, Walde Faraj, disse que o “reconhecimento de Janaína Rueda comprova que o Circuito criado há 12 anos em Serra de Martins foi um sonho conquistado com muita luta”.
 
 
Outros profissionais de destaque que passaram pelo festival foram Gabriela Sales, Ítala Selda, Francisco Gasteasoro Belzarena; François Schmmit; Thiago Castanho (PA), Adriana Lucena; Cacau Wanderley, Sannyle Faraj, Déborah Sá, Ana Lima, Marco Túlio Abras, Nito Avelar, Rodrigo Santana, Marcelo Chianca, estudantes de gastronomia da Universidade Potiguar e Senac Barreira Roxa.
  
O Circuito Gastronômico integra o calendário do Natal em Natal, da Prefeitura do Natal através da Secult Natal/Funcarte, e tem patrocínio do Banco do Brasil através do Programa de Incentivo Djalma Maranhão, sendo parte da agenda do Circuito de Festivais Gastronômicos e Culturais do Rio Grande do Norte. O evento também contou com apoio cultural do hotel Majestic, Flor de sal CimSal, Coca-Cola e Tecnox.