Notícias
Página anteriorFestival Sabores: Primeira edição é sucesso em São Miguel do Gostoso
A abertura da alta temporada em São Miguel do Gostoso foi em grande estilo com a realização do Festival Sabores e do Festival Mulherada, que de maneira integrada atraíram turistas e promoveram o aquecimento da economia local. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro.
Habib Chalita, da empresa Platinum, e Max Medeiros, da Muirakytan, promoveram os dois festivais com objetivo de fomentar ainda mais a gastronomia de São Miguel do Gostoso, que vem se tornando referência ao longo dos últimos anos.
Nesta primeira edição, o Festival Sabores reuniu 25 unidades gastronômicas, entre restaurantes e outros estabelecimentos como pousadas, padarias e até cervejaria artesanal local. Cada um deles disponibilizou aos clientes pratos ou produtos do seu cardápio em uma porção “gourmet”, com preço de até R$ 30.
“A ideia era justamente democratizar essa culinária e possibilitar ao consumidor montar seu próprio roteiro gastronômico dentro do Festival. Além disso, para os parceiros, foi uma grande oportunidade de promoverem seus pratos e atraírem uma nova clientela. O resultado superou todas as expectativas e tivemos grande fluxo de pessoas circulando pelas unidades gastronômicas e provando as delícias de São Miguel do Gostoso”, comenta Habib.
Outro diferencial do Festival Sabores foram as oficinas. No total, o evento promoveu oito, sendo quatro em cada dia. Todas foram abertas ao público, com limite de 40 vagas. Além de chefs locais dos próprios restaurantes e pousadas de Gostoso, chefs convidados participaram, entre eles o baiano Marcelo Lemos, participante da terceira edição do programa MasterChef. A cozinha show foi montada no condomínio Vela, com espaço chamado de Arena Vela de Gastronomia.
“Devemos destacar ainda que o sucesso do Festival Sabores e do Festival Mulherada se deve ao engajamento da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, que abraçou a ideia e não mediu esforços para promover o evento. Da mesma forma, os restaurantes e demais estabelecimentos parceiros foram fundamentais para que conseguíssemos realizar essa primeira edição em alto nível”, completa.
O Festival Mulherada realizado junto ao Sabores reuniu artistas mulheres para apresentações culturais na praia da Xepa, com shows de Tanda Macedo, Caroline Melo, Michele Andrade, Olga Mara e Khrystal. A banda baiana Olodum também foi convidada e fez o show de encerramento. No mesmo espaço, foram montados estandes para que mulheres produtoras e artesãs expusessem e vendessem seus materiais.
“Sem dúvida, nossa avaliação é extremamente positiva. Com certeza, em 2024 teremos novamente os dois festivais, em datas ainda a serem definidas junto à Prefeitura. A primeira edição foi um excelente termômetro para observarmos que São Miguel do Gostoso tem enorme potencial para esses formatos de eventos e, com a participação direta da classe empresarial e do poder público, o Festival Sabores e o Festival Mulherada têm tudo para crescerem”, finaliza Habib.