Fusion à Manger reúne estilos diferentes de gastronomia

Publicado em 24 de março de 2011

Compartilhe:

Fotos: Canindé Soares / Deguste
Filé com cogumelos trufados em duas texturas, queijo de cabra e tomate

O serviço de personal chef tem sido desenvolvido de uma maneira diferenciada pela chef potiguar Adriana Barros Padilha. Com experiência e formação internacional, ela voltou para Natal e criou a empresa Fusion à Manger. O objetivo é levar a alta gastronomia para casa dos clientes, com jantares e pratos personalizados.

Adriana se especializou na Espanha e trouxe culinária mediterrânea na bagagem

Adriana retornou da Espanha em setembro do ano passado e, em outubro, lançou a Fusion à Manger. De acordo com a chef, seu trabalho consiste em preparar pratos exclusivos e apresentá-los durantes os jantares. “Dessa forma, os clientes passam mais glamour para os convidados, por ter um chef dentro de casa, unicamente para aquele evento”, explica.

   Fotos: Divulgação
Atum selado com crosta de castanha de caju e molho de ostras e espuma de wassabi com caviar Frango marinado com crosta de gergelim sobre leito de cogumelos frescos salteados e molho de tamarindo

Formada em farmácia, Adriana Padilha atuou na área por oito anos. No entanto, em 2007, ela descobriu que a culinária estava no sangue e não poderia fugir do destino. “Minha avó e minha mãe são doceiras e eu cresci nesse ambiente, mas nunca gostei. Até que conheci a chef Lucia De Carli, no Rio de Janeiro, e decidi estudar gastronomia”.

Adriana Padilha aposta na delicadeza de cada prato preparado
Adriana atuou como auxiliar da chef Lucia, no restaurante Azulino, do Hotel Marinas Palace. Em paralelo, ela cursou gastronomia na UniRio. Ao concluir a formação no Rio de Janeiro, a natalense veio para o Rio Grande do Norte e se matriculou no Hotel-Escola Senac do Barreira Roxa, onde conheceu melhor a culinária local.

Em 2008, Adriana Padilha alçou voos maiores e viajou para Espanha. Lá, estudou na Escola Superior de Hostelaria de Sevilla (ESHS). Após três meses, a chef foi para Madrid, onde trabalhou por um ano e oito meses no conceituado restaurante Café do Oriente, em frente ao Palácio Real da Espanha, com o chef Roberto Moral.

O período em terras espanholas, a paixão pela culinária oriental e as raízes nordestina fizeram Adriana desenvolver o que ela chama de Fusion à Manger, que é a mistura dos ingredientes dos três tipos de costumes.

“O diferencial do meu trabalho é que ao preparar um jantar personalizado eu sirvo os pratos individualmente, como em um restaurante mesmo. Além disso, gosto de valorizar a produção, o que podemos classificar como alta gastronomia”, avalia Adriana Padilha.

Na Fusion à Manger, a chef conta com o auxiliar Matheus Silveira para preparar os jantares em domicílio. Em caso de eventos maiores, ela conta que pode levar garçons para auxiliar. “Mas como eu apresento os pratos, também gosto de servir um por um”. 

Ceviche de camarão no leite de coco e sua laminha com manga grelhada

No cardápio de Adriana, que já tem vários clientes, como a empresária Cyntia Patrício Delphino (Construtora Delphi), estão seis tipos de entradas frias, cinco entradas quentes, cinco opções de pratos principais e as sobremesas. Apesar disso, ela pode atender pedidos dos clientes. Outro serviço implantado pela chef é o curso coletivo para casais.

Aulas em grupos da chef Adriana Homens também vão para fogão

Adriana Padilha reúne os alunos para aulas itinerantes e descontraídas. Hoje, pelo menos seis casais fixos aprendem com a personal chef, tendo encontros nas próprias residências. “Cada aula é na casa de um casal. Além do aprendizado, eles aproveitam o momento para confraternização, conversar e beber um bom vinho”, lembra.

Salada de Pupunha com tartár de salmão fresco, guacamole, passas e gengibre

A personal chef ressalta que o mercado natalense ainda é um pouco fechado para esse tipo de serviço, mas que essa é uma tendência dos grandes centros e de países da Europa. “No começo senti certa resistência, principalmente, porque as pessoas acham que precisam ter uma grande estrutura. Contudo, quem contrata um personal chef não precisa ter nenhuma preocupação com a produção”, completa Adriana Padilha.

Medalhão com espuma de ajoblanco e risoto de porcini, creme de trufas e damasco


Fusion à Manger
Adriana Barros Padilha
Fone: (84) 9665-8874