Galiottas: as amigas do vinho

Publicado em 27 de agosto de 2014

Compartilhe:

Onze amigas de Natal, de várias profissões diferentes, utilizam o vinho como um agregador de suas reuniões mensais em torno de ótimo bate-papo e jantares harmonizados. De tanto se encontrarem para brindes com taças de vinhos, elas batizaram o encontro de Confraria Galiottas.

 
A ideia de formar um grupo de degustação surgiu despretensiosamente, em 2012, no convívio das amigas no espaço da Herbalife, da jornalista Helga Oliveira, em Lagoa Nova. Da ideia para a prática foram poucas semanas.
 
     
A primeira reunião foi em abril de 2012 na casa advogada Cláudia Rocha, no Tirol, onde foi nomeada a enófila-coordenadora do grupo a engenheira Ana Adalgisa Dias, que escreve sobre vinhos no blog do enófilo Marcelo Dieb.
 
         
Na segunda semana de agosto a Revista DEGUSTE foi convidada a documentar uma das reuniões na qual a confraria degustou cinco vinhos. “Nas reuniões a gente degusta e lê informações sobre os vinhos, como a origem, a vinícola produtora, as características e as comidas mais indicadas para acompanhá-lo”, informa uma das participantes, a jornalista Virgínia Coeli.
 
         
Além de Virgínia e Ana Adalgisa Dias, outras participantes mais frequentes são a jornalista Anelly Medeiros, a administradora de empresas Adriana Benavides, a advogada Claudia Rocha, a servidora pública Sheyla Mônica Rodrigues da Costa, a juíza Sulamita Pacheco, a delegada da Polícia Federal Ohara Costa Fernandes, a empresária do turismo Ohana Costa Fernandes, a jornalista Rosalie Arruda Câmara e a servidora pública Maria Helena Pinheiro.
 
         
A confraria não se preocupa com o valor do vinho ou se é ou não top entre as produções das vinícolas. Os rótulos são adquiridos nas lojas de Natal, em viagens e sites da internet. “O que não admitimos aqui é o ‘enochatismo’. O que vale é a ‘enodiversão’!”, brincam as amigas.