Indústria Clan inicia processo de expansão

Publicado em 01 de abril de 2013

Compartilhe:

Uma das mais tradicionais indústrias do Rio Grande do Norte, criada ainda na década de 60, começa o ano de 2013 com novos projetos de expansão. A Clan, marca hoje administrada pelo empresário Edilson Batista Trindade, é líder no segmento de laticínios, mas ainda tem muito mercado para crescer. 

 
São mais de 20 produtos diferentes produzidos na fábrica, que fica localizada no bairro do Bom Pastor, em Natal. Tudo derivado do leite, oriundo de diversas regiões do Estado. “Trabalhamos com aproximadamente 100 produtores e processamos uma média de 30 mil litros de leite por dia”, explica Edilson Batista, que é responsável direto pela dimensão alcançada pela Clan nos últimos anos.

Foto tirada na década de 60 mostra visita do então governador, o monsenhor Walfredo Gurgel ao local onde foi construída a indústria

A fábrica foi criada ainda na década de 60, quando um grupo de produtores se juntou para lançar a Ilnasa. Na época, o então governador, monsenhor Walfredo Gurgel, deu apoio a iniciativa com incentivos do Estado. Em 1974, a Ilnasa foi transformada na Cooperativa de Laticínios de Natal, que mais tarde seria abreviada para Clan.

   
Edilson Batista, nascido em uma família de produtores em Pedro Avelino, cresceu nessa área e se tornou um dos sócios da Laticínio São Preso, responsável pela marca Leite Marina. “Em 1995, a Cooperativa estava em crise financeira e foi quando eu assumi a presidência. No início, produzíamos apenas leite e manteiga”, conta. 

 
Ao longo dos últimos anos, a Clan foi inovando e cada vez mais acrescentando produtos. Hoje, além do leite pasteurizado, a fábrica faz coalhadas, iorgutes de diversos sabores, como morango, pêssego e ameixa, manteiga, requeijão e o batClan, também produzido em sabores variados, como mamão com laranja e o tradicional morango.

 
A fábrica distribui seus produtos para todas as regiões do Rio Grande do Norte e, dentro do projeto de expansão, espera alcançar mercado em outros estados do Nordeste. Para isso, o empresário Edilson Batista está apostando em artigos mais sofisticados, como por exemplo, o requeijão de cheddar, já disponível no mercado, e o de ervas finas, que deverá entrar em circulação nos próximos dias.

 
Edilson Batista faz questão de lembrar ainda que todo processo de fabricação é acompanhado de perto por profissionais qualificados, como nutricionistas e técnicos em alimentos, bem como a Clan é uma das poucas indústrias do Rio Grande do Norte que têm um servidor do Ministério da Agricultura diariamente dentro da fábrica acompanhando os trabalhos.
 
Clan – Delícias da Vaquinha
Rua Petronilo Diogo
Bom Pastor – Natal/RN
Fone: (84) 3205-6255