Joaquim Brut Rosé: Um espumante com a cor da primavera

Publicado em 27 de setembro de 2011

Compartilhe:

Foto: Divulgação

O lançamento do Espumante Joaquim Brut Rosé, produzido pela vinícola catarinense Villa Francioni, foi um dos mais aguardados do mercado. As primeiras garrafas começaram a ser comercializadas no final do ano passado, no alto do verão. Agora, a vinícola lança o segundo lote, na estação que tem tudo a ver com os rosés. 


A taça de espumante rosa conquista a todos, a perlage fina e elegante envolve a boca com o frescor e a leveza típica do vinho rosé, harmonizados com a cremosidade do espumante. Os aromas lembram frutas frescas, amoras, framboesas e tutti-frutti. 

A produção do espumante ocorreu através do método Charmat: “Este processo garante uma grande homogeneidade na elaboração e a garantia de qualidade no produto final. A segunda fermentação ocorreu em tanques especiais que suportam altas pressões, e não nas garrafas como no método Champenoise”, explica o enólogo da Villa Francioni,  Orgalindo Bettú.

O Joaquim Brut Rosé, foi elaborado com as uvas Syrah, Pinot Noir, Cabernet Franc, Sangiovese e Merlot, com pequenos percentuais de Cabernet Sauvignon, Malbec e Petit Verdot. O teor alcoólico é de 11,5%. 

O vinho é indicado para ser consumido com frutas e queijos de média cura, risotos e massas com molhos leves, carnes brancas e frutos do mar. Deve ser servido entre 4 a 6◦C. A guarda é de dois anos. O espumante pode ser encontrado em supermercados, lojas especializadas e restaurantes.