José Luís Júnior

Publicado em 19 de junho de 2012

Compartilhe:

Natural de Natal, o jovem José Luís Gomes de Souza, mais conhecido como José Luís Júnior, que hoje é maître do Temaki Lounge, começou sua vida profissional muito cedo. Aos 14 anos, ele foi morar no Rio de Janeiro já com o intuito de trabalhar. Ele foi contratado como funcionário em uma lanchonete, em Copacabana, na qual os tios eram sócios. Mesmo menor de idade, um projeto do Governo do RJ permitiu que sua carteira já fosse assinada.

“Cheguei ao Rio de Janeiro em 1996 e fiquei até o ano de 2001. Lá, trabalhava como atendente de balcão e também auxiliava no caixa. Depois, voltei para Natal e, em 2002, passei alguns meses no restaurante Guinza do Praia Shopping. Na sequência, fui para o antigo Blackout Bar, do empresário Paulo Ubarana, onde fiquei durante dois anos”, comenta.

José Luís conta que passou dois anos lá e depois foi indicado pelo próprio Paulo Ubarana para trabalhar no Estação de Minas, em frente ao Chaplin. Foram quatro anos trabalhando lá, onde passou a tomar conta da cacharia e conquistou bastante experiência. Depois, foi contratado pelo restaurante Irachai, onde passou três anos e ganhou conhecimento sobre culinária oriental e suas peculiaridades.

Salão do restaurante Temaki, onde José Luís trabalha atualmente

No ano de 2009, foi para o Temaki Lounge. “Comecei como cumim e, ao longo do tempo, fui conquistando meu espaço e passando confiança, até que me tornei maître. Hoje, me sinto muito feliz, pelo meu histórico e por ter conquistado meu espaço, estando à frente de um salão do nível do Temaki, que recebe clientes que já viajaram pelo mundo inteiro”, ressalta.
 
José Luís afirma que o público de alto nível que frequenta o restaurante permite até mesmo a troca de conhecimento. “Eu sempre estou buscando informações, principalmente, sobre vinhos. Então, muitas pessoas que vêm aqui acabam me apresentando alguns rótulos de outros países, por exemplo. Meu maior aprendizado sempre foi através do meu interesse. Sempre fui de perguntar muito e chegava a ser chato, mas só assim aprendi”.
 
O maître, hoje com 30 anos, revela que gosta do que faz e procura a cada dia passar um pouco da sua experiência para os que estão começando nesse ramo.  "Ao longo desse periodo, também conheci muitas pessoas, inclusive artistas e celebridades e fui bem tratado por eles. Isso é muito prazeroso", completa José Luís, apresentando parte do seu álbum de fotos.