La Brasserie de La Mer promove festival de trufa negra com o chef Erick Jacquin

Publicado em 11 de novembro de 2014

Compartilhe:

Fotos: Rogério Vital / Deguste e Aurino Neto
Lagosta Rôti ao forno


Uma das iguarias mais cobiçadas do mundo, a trufra negra foi protagonista de um maravilhoso jantar elaborado pelo Master Chef Erick Jacquin, que assina o sofisticado cardápio do restaurante La Brasserie de La Mer, que funciona dentro do hotel Majestic, em Ponta Negra.

Os chefs Karim Gosson e Erick Jacquin executaram os vários pratos à base de trufas negras
 
A presença de Jacquin em Natal, na semana passada, lotou por três noites seguidas o restaurante, na quinta-feira (6), sexta (7) e sábado (8). Os clientes não queriam perder a oportunidade de degustar pratos dos mais variados, todos servidos com as "pérolas da cozinha", na definição de Brillat-Savarin para as trufas.
 
Filé Mignon com creme de foie gras e purê de batata
 
Uma das opções de entrada foi o queijo Brie com trufa negra, que deixou essa iguaria, de sabor delicado, ainda mais surpreendente na boca. O sabor do queijo foi muito realçado pelo perfume do fungo. Igualmente inesquecível foi a outra entrada, o Ovo frito com lâminas de trufa.
 
Risoto de funghi porcini
 
Para o prato principal, o chef  ofereceu três opções: o Risoto de funghi porcini, a Lagosta Rôti ao forno, e o Filé Mignon com creme de foie gras e purê de batata. Ao usar a trufa negra, todos os pratos chegaram à mesa exalando um sabor envolvente, deixando-os mais saborosos. O risoto, tradicionalmente mais perfumado, foi quem melhor harmonizou com a trufa, numa perfeita 'simbiose'.
 
 
Ovo frito com lâminas de trufa
 
A trufa é um fungo subterrâneo muito apreciado pelo sabor e aroma característicos. São consideradas uma iguaria desde a época romana e consumidas em várias partes do mundo, principalmente na França, Itália e Espanha. Ela se desenvolve a uma profundidade de 20 a 40 centímetros abaixo da terra.
 
 
A trufa é muito difícil de ser encontrada e não pode ser cultivada (até agora). Isso a torna objeto de desejo de muitos gourmets e chefs, elevando seu valor a níveis estratosféricos, principalmente a trufa branca, a mais rara e mais famosa. O período de colheita da trufa branca do Piemonte vai de outubro a novembro e da trufa negra do Périgord (Provence) vai de novembro a março.
 
Queijo brie com trufas negras Vieiras com trufas negras
 
La Brasserie de La Mer
Hotel Best Western Majestic
Av. Eng. Roberto Freire, 8860
Ponta Negra – Natal/RN
Fone: (84) 3642-7007