Macoco realça a cozinha artesanal na Pipa

Publicado em 20 de fevereiro de 2019

Compartilhe:

Mais do que oferecer uma rica experiência gastronômica, o casal José Lucas Sabadini e Michaela Bitarello queria que as pessoas pudessem degustar uma comida em que os sabores dos ingredientes utilizados fossem o mais original e natural possível. E foi com esse desejo em mente que eles abriram o Macoco Cozinha Artesanal na Pipa em 2012. Pouco mais de seis anos depois, os empresários comemoram a boa aceitação do público à proposta e à dimensão que a casa tomou.
 
José Lucas veio da Argentina e Michaela é mineira
 
O restaurante iniciou com apenas quatro mesas, na Rua dos Bem-te-vis, logo que Michaela e José Lucas chegaram à praia da Pipa em busca de tranquilidade, passando a viver no lugar. Michaela é psicóloga nascida em Juiz de Fora, em Minas Gerais, e o marido, gastrônomo formado na Argentina, sua terra natal. Antes da Pipa, eles viviam na Espanha.
 
A alta demanda pela cozinha artesanal do Macoco fez com que houvesse uma mudança da casa para a Rua do Céu, em um ponto maior. Desde então, o restaurante pode receber, com comodidade, até 37 clientes por vez. O imóvel fica em um lugar alto da rua, e o salão ocupa uma varanda.
 
Camarão com nhoque de batata doce e molho de capim santo Atum selado ao molho de laranja com vegetais grelhados e batata
 
Com a proposta de cozinha artesanal no restaurante,  foi inevitável a proximidade de José Lucas e Michaela com os produtores locais. É da região que vem grande parte dos ingredientes utilizados no Macoco, como por exemplo, pescados, ostras e um queijo de cabra produzido por holandesas na Pipa. As cervejas presentes no cardápio também são artesanais. Duas são elaboradas ali mesmo na Pipa, uma em Natal e outra em Recife.
 
O Macoco foi um dos idealizadores da Ecofeira da Pipa, que acontece na Praça dos Pescadores. Lá, eles vendem molhos, discos de pizza e as famosas empanadas argentinas.
 
Ostras fazem parte do cardápio do Macoco
 
O cardápio do restaurante é enxuto, com opções de entrada para compartilhar e pratos principais para uma pessoa. Mesmo assim, há boa variedade, inclusive para vegetarianos. Há pratos com carne de boi, porco e cordeiro, além de peixes, camarão e massas.
 
 
Um dos pratos mais pedidos é o Cordeiro Braseado, que vai às mesas acompanhado de purê de cenoura caramelizada e queijo provolone defumado. Outro ítem que chama atenção são as entradas – Atum curado com molho de alcaparras – e o prato Camarão com nhoques de banana da terra ao molho de capim santo. O chef não esqueceu de suas origens e serve, também, as famosas empanadas argentinas. O cardápio ainda conta com massas caseiras e pizzas.
 
Restaurante começou com quatro mesas e hoje tem 37 lugares
 
Para acompanhar os pratos, o restaurante dispõe de vinhos, drinks e as já supracitadas cervejas artesanais.
 
O funcionamento do Macoco é das 18h às 23h, de quarta-feira a domingo. Às quintas, a experiência gastronômica é enriquecida com música, a partir das 19h30 com um Duo de Jazz.
 
Macoco Cozinha Artesanal
Rua do Céu, 90
Praia da Pipa – Tibau do Sul/RN
Fones: (84) 99159-4602 | 99142-5666
Instagram: @restaurante_macoco