Metropolitan Bistrô fará homenagem ao Ano da França no Brasil

Publicado em 19 de novembro de 2009

Compartilhe:


Foto: Benício Siqueira/Deguste
Sônia Benevides preparou um Petit Gateau de pão com frutos do mar, prato que integrará o cardápio no Metropolitan


O Ano da França no Brasil, que tem seu encerramento em todo o país ao final de novembro, será homenageado pelo Metropolitan Bistrô. De 24 a 29 deste mês, o restaurante promoverá uma semana tipicamente francesa, quando serão agregados ao cardápio cinco pratos especialmente preparados pela experiente chef Sônia Benevides.

O bistrô apresentará também uma carta especial de vinhos selecionados para a ocasião e uma sobremesa poderá ser contemplada. “Pensei em alguns pratos clássicos de regiões distintas da França, mas com releituras”, conta Sônia. Da região de Marcelia, por exemplo, ela escolheu uma sopa de peixes, mariscos e crustáceos que surgiu a partir de uma reivindicação de pescadores por melhores preços ao pescado.

“A receita começou como um protesto nessa região, quando os pescadores passaram a distribuir sopa de peixe nas ruas. O prato virou um clássico e agregou depois frutos do mar, sendo servido com pão”, explica Sônia, que fala da releitura que deu à receita. “Em vez de ser uma sopa, o prato virou um Petit Gateau de pão com peixe, lula, camarão e mexilhões”. O prato, inclusive, foi preparado especialmente para esta reportagem do Portal Deguste.

Todos os pratos serão à la carte e, seguindo a própria filosofia do Metropolitan, tipicamente franceses. “Sou apaixonada por Paris e não é possível falar em gastronomia sem relacionar a França. Afinal, foi lá onde ocorreu os primeiros grandes movimentos, as primeiras letras e livros”, finalizou Sônia Benevides.

O Ano da França no Brasil se insere no contexto de uma parceria estratégica franco-brasileira, buscando renovar e aprofundar as históricas relações entre os dois países. A França foi quem primeiro promoveu um ano especial dedicado ao Brasil, ocorrido em 2005, também com exposições, eventos e convidados especiais.

O Metropolitan Bistrô está localizado na Rua Apodi 479, Tirol – em frente ao antigo Zás-Trás – e está aberto às terças e quartas-feiras, das 18h às 00h, e às quintas, sextas e sábados, das 16h às 2h. Aberto também para almoço às sextas e domingos, das 12h às 16h. Informações: (84) 9989-8106.