Monte das Gameleiras abre circuito dos festivais gastronômicos

Publicado em 03 de julho de 2012

Compartilhe:

A cidade de Monte das Gameleiras, localizada na região da Borborema, vai abrir o circuito de festivais gastronômicos do Rio Grande do Norte, neste fim de semana. O município montou uma grande estrutura para receber alguns dos principais chefs de cozinhas do Estado, bem como amantes da boa culinária, no período de 6 a 8 de julho. 
 

 

Está será a II edição do Festival Gastronômico e Cultural de Monte das Gameleiras, que promove sensações e sabores com presença dos chefs e também de restaurantes convidados da região e de Natal, que ficarão devidamente instalados em torno da grande tenda. 

 
 

De acordo com a organização do evento, foram convidados para ministrar oficinas na Tenda Gastronômica do festival, os chefs Nívia Pedroza (Cook &Luxo), Francisco Gasteasoro (La Brasserie de La Mer), Domingos Costa (Villas da Serra/Portofino), Sanylle Faraj (Guinza), Thiago Gomes (chef do Camarões), François Schimitt (chef consultor do Camarões), Witame Jr (Piazza dei Fiori), Gabriel Camilo e Cacau Wanderley (Universidade Potiguar) e Fernando Gomes (chef confeiteiro da Eloi Chaves), além do sommelier Rodrigo Lima (Gran Cru) e da nutricionista Andrezza.

 
Neste ano, a Pousada Pedra Grande, uma das mais belas do Rio Grande do Norte, vai estrear no festival levando seu restaurante para a praça. Além disso, a pousada, que já está com seus leitos todos ocupados, terá um buffet especial. No sábado e domingo, também haverá música ao vivo durante o dia. Apesar da ocupação total na pousada, o restaurante da Pedra Grande estará aberto ao público a partir das 11h, para almoço, e a partir das 19h, para o jantar.
 
Também estarão no Festival os restaurantes Curva do Vento, a Galinha da Totóia, Dona Adalva do Paçoca de Pilão, Pizzaria Calígula, casa de pastéis Minha Massa, tenda de doces típicos e cachaçaria Ombak.
 
A parte musical se divide em dois ambientes. Próximo aos restaurantes se concentram os shows acústicos. Na sexta-feira, estarão lá o grupo Bom Malandro (samba), banda Im Not Cat Now (brega) e o cantor Rodolfo Amaral. No sábado, a partir das 20h, tem apresentação Orquestra Sanfônica de Mossoró, grupo de pé de serra Forró na Manha e banda Perfume de Gardênia.
 
Na rua paralela será montado o palco maior, para shows de bandas mais agitadas. Na sexta-feira se apresentam o cantor Pedro Lucas, em seguida Forró Arretado. No sábado tem a banda Grafith, Banda Jogo de Cintura e Hélio dos Teclados. E no domingo, Forró Peso Pesado e Forró Pegado.
 
Gameleiras fica a 125 km da capital Natal, numa altitude de 576 metros e temperaturas amenas. A cidade tem 2,3 mil habitantes. Apesar de pequena, possui muitos atrativos naturais, além de construções como a igreja matriz de São Sebastião, a via sacra, mirante, hotéis arrojados como Pousada da Pedra e, na vizinha São Bento, a pousada Villas da Serra pertencente à Associação Roteiros de Charme.

   
Para garantir a estada de quem pretende passar o final de semana na serra, mas já não encontrou hospedagem nos hotéis, a Prefeitura de Monte das Gameleiras disponibiliza um cadastro de casas para alugar. O contato para informações é 84-3694-0017. "Se no ano passado a festa já superou nossas expectativas, este ano resolvemos ampliá-la para acomodar melhor as pessoas e os visitantes”, disse a prefeita Edinha Pinheiro.

 
O Festival de Monte das Gameleiras é uma realização da Lógica Eventos Culturais, com patrocínio da prefeitura de Monte das Gameleiras. A coordenação geral é do empresário Walde Faraj, de Carlos Lira Júnior e da chef Sanylle Faraj, como coordenadora gastronômica.