O Eataly em São Paulo é uma festa italiana

Publicado em 03 de julho de 2015

Compartilhe:

Primeira filial da marca na América Latina e a vigésima nona do grupo em seis países (Itália, Japão, Estados Unidos, Emirados Árabes e Turquia, além do Brasil),  o Eataly foi aberto em São Paulo no dia 19 de maio e, desde essa data, virou ponto de "peregrinação" dos paulistanos e também dos turistas. Motivos não faltam para isso. E a DEGUSTE foi até lá conferir essa novidade para você na edição especial de 10 anos.
 
Imponente fachada do Eataly chama a atenção na Av. Juscelino Kubitschek
 
Considerado um dos melhores lugares para encontrar ingredientes italianos de alta qualidade, os números que estão por trás do mega empreendimento da unidade brasileira são surpreendentes, razão maior para tanto frisson: mix de sete mil itens selecionados e distribuídos por três andares em uma área de 4.500 metros quadrados com 22 departamentos – açougue, rotisseria, padaria, confeitaria, queijos, massas, vinhos, bebidas destiladas, cervejas, sucos – além de oito restaurantes com quase 800 lugares. Sete já existem  em outras lojas da marca: Il Crudo (charcutaria), Le Verdure (verduras e legumes), La Piazza (enoteca), La Carne (carnes), Il Pesce (pescados e frutos do mar), La Pasta (massas) e La Pizza (pizzas).
 
Brace é o único restaurante brasileiro do Eataly São oito restaurantes no complexo
   
Os restaurantes estão sempre lotados La Piazza é um dos lugares mais disputados no almoço
 
O destaque brasileiro fica por conta do restaurante Brace Bar e Grilia, muito bem instalado no 3º andar. A casa tem como chef Ligia Karazawa, que trabalhou no Clos de Tapas. A proposta é a de oferecer comida feita na brasa com uso de grelhas, como carnes, frutos do mar, verduras e legumes. O nome Brace significa brasa em italiano.
 
A charcutaria é uma das grandes atrações do Eataly
 
Um detalhe que é muito importante para os gourmets de plantão: todos os produtos usados nos restaurantes são vendidos nas gôndolas. Assim, se você gostou de um determinado prato e quer fazê-lo em casa, é só comprar os insumos, chamar os amigos e provar que você manda bem na cozinha.
 
São muitas opções de cogumelos frescos Existe uma boa variedade de queijos especiais
 
A rede incentiva o pequeno produtor rural, por isso, os produtos frescos são todos do Brasil, proposta que vai de encontro ao movimento Slow Food, parceiro do Eataly. Faz parte da filosofia da empresa oferecer, além dos produtos importados da Itália – 700 itens chegam com exclusividade ao Brasil –  uma lista de produtos artesanais de cada país onde está presente, como a geleia de umbu Gravetero, feita por uma cooperativa do interior da Bahia. O mercado e restaurantes contam com 520 funcionários e cerca de 400 fornecedores.
 
Carne grelhada com folhas e tomate
   
Peixe fresco grelhado com abóbora e cenoura Tentáculos de polvo macios e grelhados
 
O Eataly, que teve sua primeira loja aberta em Turim, na Itália, em 2007, tem como sócios Oscar Farinetti, criador e fundador da marca B&H Hospitality Group, administrado pelos restaurateurs Joe Bastianich, Lidia Bastianich e Mário Batalha. No Brasil, o Eataly é administrado pelo Grupo St Marche. O investimento foi de R$ 40 milhões. A força da marca é tão grande que,  em Nova York, o Eataly, aberto em 2010, é o quarto ponto turístico mais visitado. 
 
Vista parcial do setor de frutas e verduras
 
Passeando pelos corredores do empório encontra-se de tudo um pouco, e difícil mesmo é resistir e não comprar algo para levar para casa: são muitas marcas e tipos de massas italianas, cogumelos frescos, arroz para risotos, utensílios para cozinha, livros de receitas, pães artesanais, doces, geleias, sorvetes, queijos e embutidos dos mais variados, cortes de carnes especiais, cervejas, licores, vinhos, peixes e frutos do mar frescos, panelas, azeites, trufas, massas frescas, frutas, molhos e verduras. Enfim, uma verdadeira "babel gastronômica".
 
As frutas e legumes estão sempre frescos
 
Com tanta coisa para ser vista e degustada, o movimento no Eataly é muito intenso nos corredores, principalmente nos finais de semana e no horário do almoço. La Pasta, La Pizza e o Brace Bar e Grilia  são os restaurantes mais disputados. Para não perder muito tempo nas filas – que duram no mínimo uma hora –  a dica é escolher onde fazer a refeição, passar por lá e deixar logo seu nome. Essas casas anotam o número do celular do cliente e envia uma mensagem quando a mesa está disponível. Assim, o passeio fica garantido tranquilamente, enquanto não bate aquela fome.
 

EATALY
ONDE: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.489, Vila Nova Conceição. Fone: (11) 3279-3300.
QUANDO: Todos os dias, das 8h às 23h. Os horários de bares e restaurantes variam.