Notícias
Página anteriorO jantar no Abade com os vinhos portugueses da vinícola Casca Wines
Fotos: Benício Siqueira / Deguste |
![]() |
O enólogo Pedro Serôdio ao lado de Gustavo Wagner, da Di Vino Wines, e a empresária Carol Macedo, dona do Abade |
O enólogo português Pedro Serôdio, da vinícola Casca Wines, esteve em Natal na sexta-feira (01), para participar de um jantar harmonizado no restaurante Abade, em Ponta Negra, promovido pelo empresário argentino Gustavo Wagner, da empresa Di Vino Wine House.
![]() |
![]() |
Jantar foi harmonizado com rótulos da Casca Wines, de Portugal |
Pedro Serôdio apresentou cinco rótulos da linha Cabo da Roca Seleção do Enólogo, que tem como principal característica a expressão da fruta por não passarem por estágio em madeira.
Antes, o enólogo falou sobre o projeto da Casca Wines, uma vinícola fundada por enólogos portugueses, que surgiu com a missão de colocar no mercado uma marca com vinhos portugueses de alta qualidade. A empresa não faz o cultivo de uvas, e caracteriza-se por buscar os melhores frutos que nascem em cada região de Portugal, como Douro, Minho/Verde, Lisboa, Bairrada, Bucelas e Penísula de Setúbal.
![]() |
O primeiro vinho degustado foi o refrescante Cabo da Roca Verde, um blend feito com as castas Loureiro, Arinto e Avesso. Suas notas são de maçã verde, groselha e um toque cítrico. Na boca percebe-se uma ligeira gaseificação, revelando uma acidez equilibrada, que harmonizou muito bem com as ostras, servidas de entrada.
![]() |
Ostra fresca iniciou o jantar |
Ainda de entrada, uma Salada de polvo foi escolhida para fazer companhia ao vinho Cabo da Roca Rosé, feito com as uvas Syrah, Aragonez e Castelão. Vinho leve e muito gostoso, ele tem corpo delicado e sabores refrescantes, ideal para o verão brasileiro.
O terceiro vinho da noite foi o Cabo da Roca Tinto Douro, servido para harmonizar com o delicioso Bacalhau mediterrâneo, uma posta alta e macia servida com as tradicionais batatas e um fio de azeite trufado. Maravilha! O vinho é um caldo das uvas Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca, que no nariz revela boas notas de frutos pretos. Em boca mostra bom corpo e equilíbrio.
![]() |
Salada de polvo |
Para escoltar o saboroso Confit de pato com mix de cogumelos, Pedro Serôdio escolheu o vinho Cabo da Roca Tinto, da região de Lisboa. É um corte de Syrah, Aragonez e Castelão, com boas notas de especiarias e frutas vermelhas. Em boca tem notas de pimenta, ameixa e um certo herbáceo. Seu final é persistente.
![]() |
Bacalhau mediterrâneo |
O jantar foi encerrado com o pastel de nata, e a escolha do vinho não foi nada óbvia, pois deixou-se de lado o tradicional vinho do Porto para servir o Cabo da Roca Reserva Bucelas, um varietal feito com a uva Arinto, que apresenta notas minerais, frutas brancas e secas. Tem um final elegante e persistente, e fez bonito com a sobremesa.
A noite no Abade ainda revelou uma grata surpresa, quando Serôdio, antes de embarcar às pressas para Portugal, disse que ainda seriam servidos mais dois vinhos da linha reserva, o Cabo de Roca Lisboa Tinto e o Cabo de Roca Baga Bairrada, que foram apresentados por Gustavo Wagner.
![]() |
Confit de pato com mix de cogumelos |
O Cabo de Roca Lisboa Tinto é feito exclusivamente com a casta Syrah, com passagem de 12 meses em barricas de carvalho francês, e tem bom potencial de guarda. Seus aromas são de frutas pretas, ameixa e notas de pimenta preta. Na boca sente-se a madeira bem integrada ao conjunto, ressaltando sabores de frutas pretas, notas de pimenta, café e caramelo. Vinho muito gostoso.
O Cabo de Roca Baga Bairrada é elaborado 100% com a difícil e emblemática casta portuguesa Baga, devido a sua adstringência. Ele tem fortes notas de frutas vermelhas maduras e especiarias. Na boca, sente-se o peso da uva, mas nem por isso deixa de ser um vinho elegante com notas de frutas vermelhas, especiarias e um toque de resina. Seu final é prolongado e provocante.
![]() |
Pastel de nata |
A empresária Carol Macedo, sócia no Abade com sua mãe e chef, Rosa Macedo, disse que o jantar foi uma excelente oportunidade para se conhecer novos vinhos que chegaram recentemente ao mercado de Natal. "O menu do jantar foi pensado para valorizar os vinhos".
E pela reação dos clientes, a escolha dos pratos foi acertada. O menu de Rosa Macedo foi muito bem executado. Os pratos estavam saborosos!
Abade Ponta Negra
Rua Hélio Galvão, 8828A
Ponta Negra – Natal/RN
Fone: (84) 3219-4469
Instagram: @restauranteabade
Facebook: /restauranteabade
Di Vino Wine House – Natal
Rua Francisco Gurgel, 9148
Ponta Negra – Natal/RN
Fone: (84) 99918-8311
Instagram: @divino_winehouse