Os oito anos de A Cozinharia brindam à boa gastronomia em Natal

Publicado por Rodrigo Hammer em 16 de abril de 2021

Compartilhe:

Os chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo comemoram mais um aniversário da A Cozinharia

Um projeto acalentado a quatro mãos transformou-se numa das mais bem-sucedidas experiências da gastronomia potiguar nos últimos tempos. Assim pode ser definida a história de A Cozinharia, aniversariante deste 16 de abril, com oito anos de funcionamento e um público fiel de frequentadores.

Restaurante completa 8 anos sempre com novidades para os seus clientes

Para o casal de chefs Gabriel Camilo e Cacau Wanderley, o que começou como um empório diferenciado em Capim Macio numa época em que a moda eram as “varandas gourmet”, tornou-se o início de uma trajetória movimentada, quando o costume de receber os amigos em casa para uma refeição frugal se convertia em tendência. Na época, as limitações de tempo, sobretudo por parte de Gabriel que exercia cargo administrativo na UnP, não permitiam que fizessem mais que atender de forma restrita a quem se interessava pela culinária do casal: um menu composto de caldos, molhos, risotos e sobremesas produzidas no capricho.

Brie crocante com redução de frutas vermelhas

O antigo espaço de apenas 12 lugares em três meses dava um salto para 60 quando passaram a ocupar a loja vizinha, um mês depois transferida para uma galeria ocupada por dois anos. Era assim que em 2015, mesmo com o aumento da clientela, a então “Cozinharia Mix de Gastronomia” tinha Gabriel à frente do atendimento e Cacau na culinária. A mudança para o endereço atual, ampla residência transformada em salão espaçoso com quatro ambientes, se deu graças ao aproveitamento do imóvel de uma prima da chef numa das regiões mais tranquilas de Ponta Negra, onde o comercial dá lugar ao residencial.

Escola de gastronomia é novidade e já está pronta para funcionar, assim que a pandemia permitir

Chegaram a atuar um ano e meio com as duas unidades, porém, o excesso de atribuições começava a interferir na qualidade de vida em comum, até a decisão de centralizar a experiência em apenas um restaurante. Atualmente, A Cozinharia conta com lounge, champanheria climatizada, espaço para workshops, brinquedoteca, bar e o próprio salão principal servindo de núcleo para todo o ambiente decorado em conjunto pelo próprio casal. “Tudo aqui tem um pedacinho da gente, é tudo muito intuitivo”, brinca a empresária, referindo-se a cada detalhe pensado carinhosamente como forma de conjugar toda a afinidade compartilhada. Mais de 75 mil seguidores no Instagram e a fidelização do público comprovam o excelent e resultado.

O Pastel de queijo do reino existe desde a inauguração do restaurante

O estilo de culinária, mais contemporânea, deu lugar ao que Cacau denomina “comida de conforto” com um toque moderno, repleto de ingredientes bastante peculiares. Um público bastante eclético frequenta o restaurante, de jovens a famílias e casais seduzidos pelo clima romântico captado em sua essência. “Esse também é um lugar de comemoração, de leveza e descontração, onde as pessoas se reúnem para festejar”, resume. A brinquedoteca, por sua vez, reproduz uma cozinha em escala reduzida, para que a criança possa conciliar o lúdico à fantasia de “ser cozinheiro por um dia”.

As mesas estão respeitando rigorosamente o distanciamento social

Quanto à faixa de público, houve a inevitável “adaptação aos novos tempos”, que se reflete nos preços praticados atualmente: “A gente procurou fazer um cardápio mais vendável, que tenha maior rotatividade”, acrescenta Gabriel. A redução da equipe, bem como do cardápio e da capacidade, levou a uma readaptação semelhante ao início do negócio, quando o essencialismo revelara soluções criativas. “Fomos construindo tudo aos poucos por aqui, adaptando os ambientes e promovendo a integração que precisávamos”, explica.

Camarões crocantes com risoto de brie

Enquanto isso, o Take Away e o presencial voltam a fazer parte da rotina, tendo sido criado um menu temporário em três etapas (entrada, prato principal e sobremesa) para duas pessoas. As opções se alternam na sequência e de acordo com a preferência do cliente: de entradas, o favoritíssimo Pastel de Queijo do Reino, as brusquetas, o Fileto ao Dijon, o Brie Crocante com Redução de Frutas Vermelhas, o Polvo à Galega e o Camarão Caprese.

 

Carnes e churrascos são o forte d’A Cozinharia e os pratos principais incluem destaques como os Escalopes de Mignon ao Molho de Cabernet com Risoto de Emmental e o Risoto de Filé Com Funghi, ao passo que a seção de massas reserva Escalopes de Mignon ao Molho Madeira com Espaguete ao Molho de Parmesão e Bacon, além do suculento Camarões ao Pomodoro com Espaguete. Frutos do mar também fazem parte do menu, o que inclui Camarões com Risoto de Limão Siciliano e o Peixe do Dia com Legumes, entre outros bem requisitados. Há, igualmente, opções para veganos e vegetarianos como os risotos ao Ementhal, Brie ou Limão Siciliano e o Risoto Vegano. A Feijoada Tradicional é classificada como “Especial para o Almoço de Sábado e Domingo”.

Escalope de mignon com risoto de emmental

Às quintas, sextas e sábados, apenas no almoço, foram incluídos o Filé à Parmegiana e o Strogonoff, clássicos sempre apreciados pelo brasileiro. Em relação à Parmegiana, a novidade é que o cliente pode montar seu prato com opções de filé, camarão ou frango acompanhado de Arroz de Pesto, Arroz à Piamontese, Spaghetti ao Pomodoro ou o tradicional arroz branco com batata frita. No setor das sobremesas, a Mousse Verdadeira de Chocolate e a Tortinha de Limão seduzem pelo sabor, embora os famosos Churros crocantes com doce de leite da Queijeira 504 ainda roubem a cena.

Ambiente externo é muito procurado nesse momento de pandemia

Na seção de bebidas, a carta de vinhos é minimalista, porém bem selecionada com rótulos como o Comparsa Douro Tinto, o San José Apalta Cabernet Sauvignon e o San José Apalta Carmenére, com a vantagem de taxa de rolha free. O público vem respondendo à altura, atraído pelas novidades e crescendo em frequência, mesmo comparado aos “dias normais”. O restaurante abre de quarta a sábado, das 19h às 22h para o jantar, com almoço aos sábados e domingos, das 12h às 15h.

A Cozinharia
Av. Praia de Muriú, 9132
Ponta Negra – Natal/RN
Fones: (84) 2020-5432 e (84) 99423-6625 (WhatsApp)
Instagram: @acozinharia