Palestra com especialista alemão no Senac Barreira Roxa

Publicado por Rodrigo Hammer em 30 de julho de 2019

Compartilhe:

Andreas Becker, ao centro, posa para foto com os convidados da palestra

Empresários, profissionais e estudantes da gastronomia potiguar participaram, na noite desta segunda-feira (29), de palestra ministrada pelo presidente da Associação de Cozinheiros Alemães, Andreas Becker. Com o tema “A valorização de ingredientes regionais e desafios da profissão”, o evento ocorreu no auditório do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, proporcionando um momento de intercâmbio de conhecimentos e práticas.

Na ocasião, o expert apresentou como são realizadas as competições de cozinheiros na Alemanha, torneios que chegam a reunir mais de dois mil profissionais, oriundos de 75 países. Ele destacou o desejo de trazer um evento semelhante ao Rio Grande do Norte, em parceria com o Sistema Fecomércio. “Neste local, temos a infraestrutura perfeita para uma ação do tipo, queremos amadurecer esta ideia”, disse.

Presidente da Associação de Cozinheiros Alemães falou sobre a valorização de ingredientes regionais e desafios da profissão

Becker também falou sobre o modelo de formação profissional DUAL, sistema tem como base a forte integração entre a sala de aula e a prática nas empresas, sobretudo nas áreas de comércio, serviços, turismo e indústria; e destacou a necessidade de qualificação contínua como um diferencial para os profissionais da área. “Trago no meu braço um brasão com a frase ‘sem qualificação, não há futuro’. Esta é uma grande verdade para todas as áreas e não seria diferente com a gastronomia. Por isso, destaco a importância de entidades como o Senac, que contam com uma infraestrutura diferenciada e disponibiliza aos alunos as tecnologias mais modernas”, avaliou.

Andreas Becker compartilhou sua experiência com os convidados locais

Surpreso com a interação dos potiguares durante a palestra, o especialista avaliou a participação do público. “Tivemos diversas perguntas e um público muito expressivo. Para mim, foi fantástico ver esse interesse da plateia pela realidade alemã e pelas competições”, disse o alemão, que preside uma entidade com mais de nove mil membros, oferecendo formação complementar profissional.

O evento contou com a presença do diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, do Consul Honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; da Subsecretária de Turismo, Solange Portela; e dos secretários municipais de turismo, Janielle Linhares (Tibau do Sul) e Diel Figueiredo (Serra de São Bento), além do diretor executivo da Abrasel, Glauco Gobbato.

Grande plateia compareceu à palestra de Andreas Becker

Becker permanece no Rio Grande do Norte até o dia 02 de agosto, participando da realização de bancas avaliadoras de competências, nas ocupações de Cozinheiro, Garçom, Camareira e Recepcionista. A iniciativa integra o cronograma de ações executadas dentro do Projeto Verena – parceria desenvolvida entre o Sistema Fecomércio RN e a Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), na Alemanha, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento do turismo norte-rio-grandense.