Perfil de um Maître: Adonay Santos, do Orfeus Bistrô

Publicado por Rodrigo Hammer em 03 de setembro de 2021

Compartilhe:

Adonay Santos, maître do Orfeus Bistrô

Na busca por trabalho em 2013, aos 18 anos, o natalense Adonay Santos, atual maître do Orfeus Bistrô, não imaginava o que a trajetória no mercado gastronômico lhe reservaria em pouco tempo.

Hoje, aos 26 anos, o jovem sommelier tem uma bela história de vida para contar: começou como cumim ou “assistente de garçom” no antigo Hotel Vila do Mar, onde permaneceu por seis meses. Dois anos mais tarde, em 2015, conseguiu uma nova oportunidade no Le Soleil (Ocean Palace) para a mesma função, em que ficou por quatro anos. Nesse espaço, conheceu aquela que considera a sua madrinha de profissão, a maître Rosemara Rodrigues. “Costumo dizer que fui parar na profissão como 90% das pessoas: de paraquedas”, brinca.

No mesmo Ocean Palace, passou ao cargo de garçom, iniciando o aprendizado no território dos vinhos sob orientação do consultor Gilvan Passos. A partir dessa fase, dedicou-se ao estudo da Enologia de 2015 a 2019. O curso de sommelier com especialidade em análise de degustação veio na sequência.

Em seguida, Adonay foi trabalhar no Studio Wine, onde passou um ano ganhando experiência. Rosemara Rodrigues voltaria a cruzar o seu caminho, até surgir o convite por parte do chef consultor Leonardo Campos para ele ir trabalhar no Orfeus Bistrô. A proficiência na área de vinhos foi um diferencial na hora da nova colocação no cargo desde a inauguração do espaço, em janeiro de 2021.

A busca por conhecimento, trabalho em equipe e dedicacao sao atributos destacados por Adonay

Ele faz parte da nova geração de maîtres, o que considera uma tendência promissora no atual mercado gastronômico: “É uma visão que está mudando nesse conceito de metria mais moderna, sem muita formalidade ou protocolos excessivos”, observa. Atributos indispensáveis na atividade, em sua opinião, devem ser a busca por conhecimento, trabalho em equipe e dedicação.