Perfil de um Maître: João Cruz, do Restaurante Marechal

Publicado por Rodrigo Hammer em 24 de fevereiro de 2021

Compartilhe:

O elegante Restaurante Marechal, onde João Cruz assumiu o posto de maître em 2021

Conhecido pela simplicidade e simpatia com que atende a clientela que frequenta o Restaurante Marechal, no Tirol, o maître João Cruz tem uma história de dedicação e perseverança.

Egresso do distrito de Cajazeiras, município de Macaíba (RN), depois de migrar para a capital com o intuito de seguir a carreira futebolística, logo interrompida, começou no ramo de restaurantes pela extinta churrascaria Bangalô, na Rota do Sol.

A formação profissional foi realizada no Hotel Escola Barreira Roxa, onde aprendeu o ofício de garçom pelas mãos do professor, o chileno Pablo. Após se destacar nas aulas, foi o próprio Pablo que o indicou para o Camarões Potiguar, onde trabalhou por 11 anos em períodos alternados.

 

No Manary Gastronomia & Arte já havia trabalhado por três anos, de 2015 a 2017, e no ano passado retornou à casa para assumir a função de maître. Em 2021, João Cruz abraçou um novo desafio na carreira e agora é maître do Restaurante Marechal.

Aos interessados em seguir a mesma profissão, recomenda que respeito com os subordinados é essencial. O pleno conhecimento do serviço, que implica conhecer a carta de vinhos e de drinks da casa, ter liderança, além de saber receber bem as pessoas, são princípios fundamentais no ofício de maître.