Portal Deguste traz matéria especial sobre comidas típicas

Publicado em 01 de junho de 2011

Compartilhe:

Fotos:Rogério Vital/Deguste
A pamonha é uma das receitas mais procuradas nesta época de festas juninas


O mês de junho começa e traz com ele toda a regionalidade das festas típicas do nordeste. É época de milho verde, pamonha e canjica, e de todas as delícias que fazem da nossa gastronomia uma das mais ricas do mundo.  O portal Deguste visitou algumas casas que se dedicam a essa culinária tradicional e que nessa época do ano trabalham em dobro para oferecer o que há de melhor em comida junina.

Mílvia Maria de Melo(e) e Sônia Maria Galvão, donas do Buffet Sônia e Mílvia


Com mais de trinta anos dedicados á gastronomia, a empresária Sônia Maria Galvão é a responsável por uma das canjicas mais famosas de Natal, a do Buffet Sônia e Mílvia, no Barro Vermelho. A receita, Sônia segue ao pé da letra todos os detalhes que aprendeu com a mãe, dona Ivone, desde os ingredientes até o material utilizado para a produção. “Acredito que é isso que faz o sucesso da nossa canjica, o amor e carinho que temos por essa receita”, explica Sônia.


O processo de produção é todo feito artesanalmente. O milho é moído uma hora antes de ir para a panela e passado em peneiras de carnaúba, o que preserva o sabor original da canjica, é o que garante a empresária. As bacias e as colheres são em polietileno, tudo para não alterar o sabor do produto.

 No ano passado foram produzidas cerca de 1.500 canjicas na véspera de São João


A canjica, assim como a pamonha e o bolo de milho, começa a ser produzida em abril e é vendida até o começo do mês de agosto. Sônia conta que no ano passado foram gastos 10 mil espigas de milho para produzir as mais de mil e quinhentas canjicas vendidas na véspera de São João. Para este ano, a empresária avisa que, apesar do feriado do dia 23 de junho, irá funcionar normalmente para poder atender toda a demanda.

 
O buf­fet de co­mi­das de mi­lho es­tá dis­po­ní­vel no Mangai a par­tir das 15h


Marca for­te em co­mi­da re­gio­nal no Rio Grande do Norte, o Mangai se pre­pa­ra pa­ra a épo­ca do ano em que a gas­tro­no­mia nor­des­ti­na ga­nha ain­da mais des­ta­que, os fes­te­jos ju­ni­nos. O buf­fet do Mangai, fa­mo­so pe­la va­rie­da­de de pra­tos, é re­for­ça­do com as tra­di­cio­nais re­cei­tas à ba­se de mi­lho.

Bolo  Preto  Bolo de Batata Doce com Côco

Pamonha, can­ji­ca e bo­los. Tudo fei­to com um jei­ti­nho bem ca­sei­ro. É o que ga­ran­te a nu­tri­cio­nis­ta da ca­sa, Patrícia Medeiros. Há seis anos no Mangai, ela con­ta que o mês de ju­nho é sem­pre es­pe­cial, pois a pro­cu­ra por co­mi­das tí­pi­cas au­men­ta o mo­vi­men­to de clien­tes.
“Sempre te­mos um fun­cio­ná­rio ex­clu­si­vo pa­ra a co­mi­da de mi­lho, mas nes­sa épo­ca do ano, a equi­pe au­men­ta pa­ra que pos­sa­mos dar con­ta dos pe­di­dos”, ex­pli­ca Patrícia. A can­ji­ca é um dos pra­tos mais dis­pu­ta­dos do res­tau­ran­te e o há­bi­to de ras­par o ta­cho já es­tá vi­ran­do atra­ção na ca­sa.

A nutricionista Patrícia Medeiros garante a qualidade da comida do Mangai

O Mangai tem re­ce­bi­do re­ser­vas pa­ra a ras­pa do fun­do do ta­cho de can­ji­ca. A sa­bo­ro­sa tra­di­ção de in­te­rior é ofe­re­ci­da aos clien­tes do res­tau­ran­te sem ne­nhum cus­to. O buf­fet de co­mi­das de mi­lho es­tá dis­po­ní­vel no res­tau­ran­te to­dos os dias, a par­tir das 15h. Entre as op­ções es­tão o bo­lo pre­to, bo­lo de ma­ca­xei­ra ca­ra­me­li­za­da, co­ca­da e o arroz-doce, que en­tra no car­dá­pio ape­nas nes­se pe­río­do ju­ni­no.

Os bolos de milho verde e o de macaxeira estarão esperando pelos fregueses, sempre a partir das três horas da tarde, nas duas lojas Bolo Gostoso

 Bolo de Milho Verde
Oferecer bolos caseiros de qualidade e com preços aces­síveis sempre foi o objetivo da marca Bolo Gostoso, criada em 2007 pelo empresário Jânio Ferreira. A empresa conta hoje com duas lojas, uma em Lagoa Nova, a mais antiga, e outra na Avenida Afonso Pena, inaugurada há poucos meses.

Para as festas juninas deste ano, a Bolo Gostoso se prepara para atender os clientes com os mais variados sabores de bolo. Até o final do mês de julho, os bolos de milho verde e o de macaxeira estarão esperando pelos fregueses, sempre a partir das três horas da tarde, nas duas lojas. O bolo de milho verde é produzido apenas nesta época do ano e é um dos mais vendidos. "Utilizamos ingredientes frescos para que o bolo tenha qualidade e muito sabor", afirma Diego Rodrigo, gerente da loja da Afonso Pena. 

Além dos bolos, a marca oferece também pratos à base de milho, como canjica, pamonha e cuscuz. Diego conta que além dos sabores tradicionais, como o de laranja, cenoura e da moça, também são oferecidos bolos com cobertura e recheio de chocolate, um dos preferidos pelas crianças.

 

A marca oferece também pratos à base de milho, como canjica, pamonha e cuscuz

Sônia e Mílvia Buffet
Rua Jaguarari, 1384, Barro Vermelho
Natal/RN
Fone: (84) 3201-4912/ 3201-5880

Restaurante Mangai
Avenida Amintas Barros, 3300 – Lagoa Nova
Natal – RN
Fone: (84) 3206-2254

Bolo Gostoso
Avenida Amintas Barros, 2802, Lagoa Nova
Natal/RN
Fone:(84) 3206-2768     

Bolo Gostoso
Avenida Afonso Pena, 1169, Tirol
Natal/RN
Fone:(84) 3222-9366