Notícias
Página anteriorPortalegre promove retomada da Caju Agrofest com festival gastronômico
A Prefeitura Municipal de Portalegre/RN vai retomar, em 2019, a Caju Agrofest. O evento, agendado para os dias 15, 16 e 17 de novembro, chega reformulado, com a integração de dois acontecimentos de grande repercussão na cidade, a feira de negócios com produtores de caju e o festival gastronômico, que deverá atrair a população de Natal e, sobretudo, das cidades da região.
Portalegre é um dos maiores produtores de caju do Rio Grande do Norte e a Caju Agrofest 2019 marcará a inauguração da praça de eventos de Portalegre/RN, na região central, que será um espaço permanente com 8000 m² de área, sendo 1.000 m² de área verde.
Dentre as atividades previstas para a Caju Agrofest 2019, estão rodadas de negócios entre produtores de caju e empresários do ramo alimentício, durante exposições; apresentações culturais e musicais; e um festival gastronômico, com concurso para escolha de melhor prato, e uma praça de alimentação com muitas atrações.
Para valorizar os chefs e restaurantes locais, os participantes do festival gastronômico serão de Portalegre ou região, como Patu. Recanto da Serra participará como um dos anfitriões; Tchê, de Mossoró, e Água na Boca, de Pau dos Ferros, também já confirmaram presença.
O prefeito de Portalegre/RN, Manoel de Freitas Neto, destaca que a gastronomia da cidade está em alta. Nos últimos dois festivais gastronômicos de Portalegre, os campeões foram locais e, em 2017, um portalegrense também foi vencedor no concurso do Festival de Martins, o restaurante do Mirante Pousada Recanto Alto da Serra, comandado pelo chef Jocélio Queiroz.
No palco principal da praça de eventos, o cantor Dorgival Dantas, as bandas Magníficos e Fera, além de outros, animarão as noites da Caju Agrofest. Município com aproximadamente 8.000 habitantes, Portalegre/RN espera receber cerca de 20.000 pessoas nos três dias da Caju Agrofest, de acordo com Ed Rogers, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Ele cita como trunfo da Caju Agrofest a proximidade com cidades maiores – Pau dos Ferros e Mossoró, por exemplo – e até a pequena distância para as fronteiras com os estados da Paraíba e do Ceará. Esses municípios se tornam parceiros, expandindo a capacidade hoteleira da região.