Rabada light é exclusividade do restaurante Costela no Bafo

Publicado em 07 de junho de 2011

Compartilhe:

Fotos: Thyago Macedo / Deguste
Prato é servido com agrião, arroz e polenta e serve bem até três pessoas

O restaurante Costela no Bafo tem quase 12 anos de funcionamento em Natal e é um dos poucos que consegue manter a originalidade e um atendimento diferenciado. Prova disso, é que a casa serve de forma exclusiva um prato inusitado: a rabada light. Tradicional no Rio de Janeiro, a rabada preparada no Costela no Bafo não fica a desejar em sabor e qualidade.

Aliás, o método desenvolvido por Lourimar Neto torna o prato mais leve. O proprietário do restaurante estudou gastronomia por dois anos e, há pelo menos três, serve a rabada light. Ele explica que na forma como ele prepara, o prato tem redução de gordura girando entre 30% e 40%.

Preparo da rabada light requer tempo, mas o sabor e a qualidade compensam

Por isso, a rabada se torna light, já que de acordo com nutricionistas, um alimento é considerado light quando tem, no mínimo, menos 20% de gordura. A receita desenvolvida por Lourimar Neto é simples e pode ser feita em casa. No restaurante, as porções servidas são suficientes para alimentar duas ou três pessoas.

“Para fazer a rabada, nós pegamos 700 ml de vinho tinto seco e colocamos no liquidificador com 50 gramas de sal grosso 150 gramas de ervas desidratadas, nesse caso, alho, salsa e cebola. Bate tudo e coloca sobre o rabo bovino, deixando marinar por aproximadamente 14h”, revela.

Foto: Rogério Vital / Deguste
Lourimar Neto mantém tradição em seu restaurante, mas inova nos pratos

O próximo passo, conta Lourimar, é escorrer o tempero e guarda-lo em um recipiente. Logo depois, coloca-se o rabo na panela de pressão com água por aproximadamente 35 minutos. Passado esse tempo, o caldo deve ser retirado e congelado. “Com isso, a gordura sobe e nós conseguimos retirá-la, deixando apenas a parte boa”.

Feijoada light é uma das delícias preparadas no restaurante
Por último, a rabada volta ao fogo com o restante do caldo e o tempero que estava reservado. Está pronta a rabada light, que é servida com agrião, arroz e polenta. Para essa receita, Lourimar Neto usou um quilo de rabo bovino. No Costela no Bafo, ele também dispõe da feijoada light.

Mas, além de especialista em tornar mais leves pratos tradicionais, o proprietário do restaurante também faz um corpo a corpo com seus clientes, é jornalista, radialista e um dedicado pai que cuida das filhas Mariah, de 12 anos, e Vida, de seis anos.

Costela no Bafo
Rua São José, 1981
Lagoa Nova – Natal/RN
Fone: (84) 8716-0255