Resort em Sibaúma promove degustação de cavas nesta terça

Publicado em 18 de janeiro de 2010

Compartilhe:

Foto: Divulgação    
Cava Pere Ventura será uma das marcas degustadas durante o evento em Sibaúma

Se até agora reinou absoluto, o champanhe que se cuide: o cava, espumante nascido e produzido principalmente na Catalunha (Nordeste da Espanha), está chegando com tudo ao Brasil. Nesta terça-feira, 19, ele será colocado à prova em paladares do Rio Grande do Norte.

A degustação de seis das melhores marcas da Catalunha, já à venda no Brasil, marcará o lançamento das “férias enogastronômicas” no Kilombo 5Villas & Spa, em Sibaúma, litoral sul do estado, a 90 quilômetros de Natal, que ocorrerão de 10 a 21 de março e terão como anfitriã a chef catalã Montse Estruch, do restaurante El Cingle, reconhecido com uma estrela no famoso Guia Michelin.

“Queríamos mostrar os mais finos e deliciosos cavas catalães que já estão encontrando seu mercado no Brasil e com isso abrir com grande estilo essas férias, que serão simplesmente inesquecíveis”, afirma Juliana Velloso, produtora do evento junto ao Kilombo 5Villas.

Os cavas que serão degustados na terça-feira estarão harmonizados nos almoços e jantares de Montse Estruch e são promovidos no Brasil graças ao Institut del Cava. A entidade reúne produtores do espumante e lidera a procura por novos mercados – nesse panorama, o Brasil é dos mais cobiçados. Só em 2008 o país importou 330 mil garrafas de cava espanhol.

Diferenças
O cava se diferencia do champanhe por ter dupla fermentação – sendo que a segunda dura entre nove meses e quatro anos, já em garrafa. O processo de produção é 100% manual e as uvas também são diferentes das geralmente utilizadas para o champanhe. Para o cava as preferidas são macabeo, parellada e xarel.lo.

A degustação que ocorrerá nesta terça-feira será comandada por um expert de categoria, o sommelier Márcio Pinto de Oliveira, atual diretor de degustação da Confraria de Sommeliers, em Belo Horizonte/MG.

As marcas apresentadas serão Pere Ventura, Juvé & Camps, Freixenet, Segura Viudas, Joan Raventós Rosell e Don Román. Em 2008 a Espanha consumiu cerca de 90 milhões de garrafas de cava. Foram exportados 139 milhões de garrafas, sendo 330 mil para o Brasil.

Características das cavas
Juvé & Camps Cinta Púrpura – Reserva Vintage 2006
Criada em 1796, a bodega Juvé & Camps traz à degustação no Kilombo Villas seu Reserva Vintage 2006, uma maravilha que chega a ter uma segunda fermentação de até 30 meses. Suas uvas são as clássicas do cava: 45% Macabeo; 20% Xarel.lo, 35% Parellada

Don Román Brut
Ganhadora de vários concursos internacionais, a bodega Don Román apresenta seu cava “Brut”, em que predomina a uva xarel.lo, e em menor proporção possui macabeo e parellada, uma segunda fermentação de 24 meses.

Segura Viudas Lavit Brut Nature
Segura Viudas é uma bodega criada no final do século XIX que leva a Sibaúma seu cava “Lavit Brut Nature, com segunda fermentação entre 18 e 24 meses. Suas uvas são 60% macabeo e 40% parellada.

Pere Ventura Tresor
Uma das “novas” bodegas catalãs, criada em 1992, a casa Pere Ventura foi criada por uma família que leva mais de 200 anos no mundo do cava. Para essa degustação apresenta “Tresor”, um cava com segunda fermentação de 24 meses e com 40% de uva macabeo, 40% xarel.lo e 20% parellada.

Freixenet Cordón Negro Brut Rosado
Uma das mais conhecidas marcas catalãs no Brasil, Freixenet mostra seu “Brut Rosado”, elaborado com uvas trepat e gamacha. Sua segunda fermentação leva de 12 a 18 meses.

Degustação de cavas catalães no Kilombo 5Villas & Spa
Rua das Tartarugas, S/N. Sibaúma/RN
Informações: www.kilombovillas.com
Fone: (84) 9431-6084