Restaurante Gulliver é tradição em João Pessoa

Publicado em 10 de agosto de 2011

Compartilhe:

 Fotos: João Pereira
Restaurante figura sempre entre um dos melhores de João Pessoa


Localizado em um tre­cho dis­cre­to da Avenida Olinda, em Tambaú, o res­tau­ran­te Gulliver é um dos mais tra­di­cio­nais de João Pessoa, pon­to de en­con­tro de mui­ta gen­te bem conceituada na so­cie­da­de pa­rai­ba­na. É pro­va­vel­men­te um dos mais lon­ge­vos en­tre as gran­des mar­cas da gas­tro­no­mia contemporânea na Paraíba. 

Paulo (pai) e Paulo Filho mantém a tradição do Gulliver


O Gulliver foi fundado em 1985 e te­ve co­mo pri­mei­ro do­no o em­pre­sá­rio Saulo Barreto. Ele, ho­je, é se­cre­tá­rio de Turismo do mu­ni­cí­pio do Conde que, de iní­cio, mon­tou a ca­sa co­mo um Pub, ins­pi­ra­do nos tem­pos em que mo­rou em Londres. Em 1990, o ir­mão de Saulo, Paulo José Medeiros Barreto, com­prou o es­ta­be­le­ci­men­to e o trans­for­mou no fa­mo­so res­tau­ran­te que é atualmente. Paulo di­vi­de a ad­mi­nis­tra­ção com o fi­lho, Paulo da Rocha Barreto Neto, de 30 anos, e man­tém a ca­sa co­mo uma das mais agra­dá­veis e bem fre­qüen­ta­das da ca­pi­tal pa­rai­ba­na.
 

Foto:Cacio Murilo
Risoto à Ibiza feito com camarão, lagosta, champignon, palmito e ervilhas


Antes do Gulliver, Paulo Barreto foi fun­cio­ná­rio pú­bli­co e do­no de ou­tros es­ta­be­le­ci­men­tos: o Lagos Bar, na Lagoa, no bair­ro Parque Solon de Lucena e o Colt Bar, em es­ti­lo Country, na pró­pria Avenida Olinda, mes­ma rua on­de hoje o Gulliver fun­cio­na.

O res­tau­ran­te pra­ti­ca uma co­zi­nha à La car­te e de boas cre­den­ciais. Este ano, por exem­plo, foi exaltado no Festival Brasil Sabor de João Pessoa, com o pra­to Risoto à Ibiza – ri­so­to de ca­ma­rão e la­gos­ta com ar­roz ar­bó­reo, aça­frão, cham­pig­non, pal­mi­to e er­vi­lha.

Fachada do Gulliver num trecho discreto da Av. Olinda, em Tambaú

O car­dá­pio in­clui mais 10 en­tra­das e 44 pra­tos prin­ci­pais. A ade­ga cli­ma­ti­za­da, cons­truí­da há qua­tro anos, é uma das maio­res da ci­da­de, man­tém 800 gar­ra­fas de vi­nho de 100 ró­tu­los di­fe­ren­tes. Um de­ta­lhe me­re­ce ser des­ta­ca­do: os dois co­zi­nhei­ros mais an­ti­gos do es­ta­be­le­ci­men­to es­tão na ca­sa há 20 anos: Alencar Sebastião da Silva e Rafael dos Santos.

Gulliver Restaurante
Av. Olinda, 590
Tambaú – João Pessoa/PB
Fone: (83) 3247-1495