Rota da Cerveja Potiguar potencializa turismo de experiência no RN

Publicado por Redação em 09 de fevereiro de 2022

Compartilhe:

Diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destaca a importância das cervejarias artesanais para impulsionar o turismo potiguar (Foto: Benício Siqueira / Deguste)

Texto: Assessoria de Comunicação do Sebrae RN

Apreciadores de cerveja artesanal de todas as partes do Brasil e do mundo podem fazer um circuito de visitação às cervejarias artesanais instaladas no Rio Grande do Norte, partindo da capital em direção à região metropolitana de Natal até Mossoró. A recém-criada Rota da Cerveja Potiguar é um atrativo a mais para os visitantes, que desembarcam em Natal em busca de sol, mar, dunas e aventuras em paisagens que se descortinam em todo o litoral.

Cervejaria Mall faz parte do Roteiro da Cerveja Potiguar (Foto: João Gilberto / Divulgação)

A rota foi criada em dezembro de 2021 com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte visando fomentar pequenos empreendimentos produtores de cerveja artesanal para aquecer a venda dos produtos, ampliar a lucratividade das empresas e estimular a interiorização do turismo. Para tanto, conta com o apoio de empresas de receptivo e agentes de turismo, que buscam opções de lazer e entretenimento para fazer com que o turista permaneça por mais tempo em solo potiguar.

Produção de cerveja artesanal está em pleno crescimento (Foto: João Gilberto / Divulgação)

A integração com turismo é uma forte tendência e é vista com entusiasmo pelo segmento de alimentos e bebidas. Dados do 2º Censo de Cervejarias Independentes, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), indicam que a tendência de integrar cervejarias ao turismo já atinge quase 50% dos empreendimentos do setor. Por isso, o Rio Grande do Norte apostou na criação desse roteiro como forma de aquecer as vendas das cervejas artesanais e, ao mesmo tempo, de criar um novo atrativo turístico com a visita aos empreendimentos instalados na capital e interior do Estado.

Lançamento da Rota da Cerveja Potiguar contou com a presença de produtores, empresários e agentes de turismo receptivo (Foto: Benício Siqueira / Deguste)

Participam da Rota da Cerveja Potiguar as cervejarias atendidas pelo Sebrae do Rio Grande do Norte e que possuem o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para a estruturação do roteiro, buscou-se o apoio de agentes e empresários que atuam no mercado do turismo, especialmente as empresas que fazem receptivo, visando a integrar, em seus serviços e roteiros, as cervejarias artesanais estabelecidas no estado.

Black Sheep também participa do Roteiro da Cerveja Potiguar (Foto: João Gilberto / Divulgação)

Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, não existe segmento mais representativo da pequena empresa do que as cervejarias artesanais. Ele observa que há uma busca constante para se ampliar cada vez mais esse mercado. “Queremos apoiar e nos aproximar ainda mais desse segmento, que consideramos muito importante no contexto do turismo. É um produto novo para o turismo, um nicho importante a ser explorado pelo setor, resgatando histórias e tradições do nosso Estado para o turista que vem nos visitar, quer conhecer e consumir as nossas cervejas”, afirma Melo.

Benedita’s Bier, em Parnamirim, faz resgate histórico da Segunda Guerra (Foto: João Gilberto / Divulgação)

A vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN – Sindetur, empresária Decca Bolonha, elogiou a iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, acreditando nesse potencial de aproximação entre os pequenos produtores de cervejas artesanais e o trade turístico, sobretudo no turismo de sol e mar e também no interior do Estado. “A exemplo das cachaças artesanais, a rota das cervejas é um nicho muito importante, principalmente para atrair turista, que é um consumidor em potencial. Oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer a produção da cerveja artesanal e apreciar uma degustação é muito importante, pois muitas pessoas têm curiosidade de saber como se faz uma boa cerveja artesanal”, avalia.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destaca que a estratégia das cervejarias artesanais integradas aos roteiros turísticos é o pontapé inicial para a efetiva interiorização do turismo no Rio Grande do Norte. “Essa iniciativa inovadora vai no movimento do Geoparque Seridó e tantos outros destinos com potencial para integrar essa rota, que certamente trará grandes benefícios ao turismo do Rio Grande do Norte e às próprias cervejarias artesanais”, avalia João Hélio.

Cervejas artesanais se destacam pelo sabor e padrão de qualidade (Foto: João Gilberto / Divulgação)

Um dos principais objetivos da Rota da Cerveja Potiguar é contribuir para a inovação da oferta e a interiorização do turismo, aproximando comercialmente os dois segmentos, que detêm grande potencial de geração de renda, oportunizando mais opções de atividades e, consequentemente, aumentando o tempo de permanência dos visitantes no destino Rio Grande do Norte.

A cervejaria Armorial é a mais nova a se instalar em Natal e já conquistou um bom público de apreciadores da cerveja artesanal (Foto: João Gilberto / Divulgação)

A primeira etapa da estruturação do roteiro foi de mapeamento e o diagnóstico das empresas. Nesse sentido, foram realizados um levantamento e uma visita técnica às cervejarias já atendidas pela instituição e que constam no Catálogo das Cervejas Artesanais do Rio Grande do Norte, em versões impressa e digital, disponível no Portal https://digital.rn.sebrae.com.br/conteudos/ebook/rota-da-cerveja-potiguar. Essas empresas já haviam participado de consultorias e orientações sobre adequação sanitária e os procedimentos para implantação, regularização e formalização, oriundas do projeto Transforma RN, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI.

A cerveja Brejo Bier é produzida na zona rural de Brejinho (Foto: João Gilberto / Divulgação)

“Houve um levantamento técnico para saber a capacidade de suporte, número máximo de pessoas que cada empreendimento pode receber, necessidade de reservas, experiência que oferecem e como se dá o acesso para veículos de turismo, por exemplo. Essas informações são imprescindíveis para o mercado do turismo conseguir comercializar o roteiro”, explica o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra.

Segundo o analista técnico do Sebrae-RN, as informações sobre os empreendimentos são estratégicas para o mercado, uma vez que identifica algumas condições primordiais para garantir uma melhor experiência aos visitantes, bem como a operacionalização logística de grupos que possam vir a visitar as cervejarias potiguares. “A gente observa que já há uma tendência em outros Estados do Brasil por essa busca para integrar os dois segmentos, conclui Guerra.

Rota da Cerveja Potiguar

  • Cervejaria Artesanal 1920
  • Cervejaria Armorial
  • Cervejaria Bacurim
  • Cervejaria Benedita’s Beer
  • Cervejaria Artesanal Black Sheep
  • Cervejaria Artesanal Brejo Beer
  • Cervejaria Cabocla
  • Cervejaria Elétrica
  • Cervejaria Holanda
  • Cervejaria Hope Mundi
  • Cervejaria Mall
  • Cervejaria Nordestina
  • Cervejaria Raffe