Sabor Potiguar: Festival reúne gastronomia de todo o Estado

Publicado em 05 de setembro de 2011

Compartilhe:

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Noites de festival atrairam centenas de natalenses e amantes da culinária potiguar

O final de semana foi festa e boa comida no Centro de Natal, durante a realização do Festival Sabor Potiguar, como parte integrante do projeto Agosto da Alegria. A inciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura e da Pesca, reuniu centenas de pessoas e, principalmente, ingredientes da gastronomia do interior do Rio Grande do Norte.

Durante todos os dias o públicou contou com oficinas interativas

Foram cinco dias de oficinas e exposição de alguns dos melhores sabores do nosso Estado. No total, 14 b ares e restaurantes estiveram representados no festival, apresentando ao público natalense e turistas as especialidades de cada um. O camarão de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, foi servido pelo restaurante Kaçuá.

Camarão no alho e óleo foi um dos destaques do Sabor Potiguar

O proprietário do restaurante, Carlos Cunha, destacou a importância de um evento como este. “Nós temos a oportunidade de divulgar a culinária regional, trazendo um prato tradicional como o camarão no alho e óleo”, explica. Além disso, quem prestigiou o Sabor Potiguar tinha a disposição pratos como carne de sol na manteiga e peixes.

Carlos Cunha, empresário do Kaçuá  Público degustou pratos sertanejos

Todas as noites do festival contaram com oficinas abertas ao público, onde chefs de cozinha ensinaram truques e receitas explorando produtos genuinamente potiguares. As oficinas contemplaram receitas com comida de boteco, tapioca, tilapia, escondidinho, além de tortas e sobremesas. O secretário de Agricultura, Betinho Rosado, ressalta que o objetivo do evento foi mesmo valorizar os elementos regionais e apresentá-los para quem ainda não conhece, como forma de interiorização do turismo.

 
As oficinas foram coordenadas pelas integrantes da Associação de Culinaristas do Rio Grande do Norte (ACRN), juntamente com o Senac e Escola Barreira Roxa. De acordo com Francisca Dantas, mais conhecida como Maninha, presidente da ACRN, centenas de pessoas passaram pelo complexo do Festival Sabor Potiguar.

Francisca Dantas (esq.) e as integrantes da Associação de Culinaristas do RN

As barracas montadas entre as praças Sete de Setembro e André de Albuquerque permitiam aos visitantes sentar e passar uma noite agradável. O projeto Agosto da Alegria também levou música e apresentações culturais ao Centro de Natal. Durante todas as noites do Festival Sabor Perfeito, algumas atrações locais e de fora se apresentaram no espaço ou na Fundação da Cultura.

Creme de camarão na casquinha pastel e quiche de bacalhau com milho verde

A primeira edição do Festival Sabor Perfeito teve início na quarta-feira (31) da semana passada e terminou neste domingo (4), com apresentação do cantor Waldonys. Os restaurantes e bares integrantes do projeto são: 294, Café da Dalila, La Tavola, Paçoca do Pilão, Saideira, Carnes Nobres, Jobim, Botequim Tá na Hora, Caçuá, Da Meladinha, La na Carioca, Bardallos, Café Bicho do Mato e Pastel de Boteco.