Sommelière Priscilla Hennekam ganha jantar harmonizado às cegas em Natal

Publicado por Isabela Santos em 12 de nov de 2019

Compartilhe:

Organização do evento ficou por conta do colega sommelier Paulo Sérgio da Costa

Apreciadores de vinhos de Natal reuniram-se no restaurante Nau para um jantar intimista harmonizado às cegas na segunda-feira (11). A ideia era confraternizar com a sommelière potiguar Priscilla Hennekam, radicada na Austrália há quatro anos.

Cada participante levou um vinho de sua escolha entre brancos e rosés.

A organização ficou por conta do colega sommelier Paulo Sérgio da Costa. O evento, conduzido por Hennekam, reuniu 35 pessoas entre amigos, especialistas e formadores de opinião. Cada participante levou um rótulo de sua preferência entre brancos e rosés.

Nau preparou menu de cinco passos para harmonizações

“Distribuímos 23ml de cada garrafa para cada pessoa. Todo mundo conseguiu provar todos os vinhos. A intenção era essa, de todos terem a chance de degustar. Conversamos sobre o Velho Mundo, o Novo Mundo e as safras”, contou Priscilla.

Trinta e dois convidados participaram do momento

“Ficamos das 19h30 às 23h30 passeando pelo mundo dos vinhos, tentando descobrir as uvas, as regiões de onde vieram, tudo isso harmonizado com um menu de cinco passos do Nau, que tem tudo a ver com o tema dos vinhos escolhidos”, completou Paulo Costa.

Degustação às cegas permite que participantes tentem descobrir vinhos servidos durante troca de conhecimentos

As bebidas foram divididas entre as de corpo leve, médio corpo e vinhos de alta gama, e três rótulos se destacaram em votação dos convidados: Chablis Premier Cru Côte de Léchet, William Fevre 2016; Vadio Bairrada 2016; e Martin Schaetzel Cuvée Réserve Muscat 2010.

O jantar contou com duas entradas, o Polvo Alto Mar salteado no azeite aromatizado, com tomate cereja e cubinhos de batata, e Salmão ao molho cítrico com cream cheese.

Priscilla Hennekam conduziu o evento falando sobre cada rótulo

Os pratos principais incluíram Camarão Vaporeto, reunindo camarões salteados no azeite com bacon, tomates em tiras, alho poró e manjericão, acompanhado por tomate na chapa e batata ao forno com recheio de manteiga temperada; além do Filé de Peixe Dourado, servido sob purê de banana da terra, acompanhado por arroz 7 grãos.

Salmão foi servido ao molho cítrico com cream cheese

Crepe de doce de leite argentino com farofa de canela finalizou a refeição de bate-papo regada a vinhos, que de acordo com Paulo Costa surpreenderam os enófilos.

Convidados escolheram três melhores bebidas da noite

Priscilla Hennekam é natalense e ingressou no universo dos vinhos ainda na faculdade de Turismo, quando escreveu seu trabalho de conclusão de curso sobre Enogastronomia. Bacharel pela UERN, estudou na CETT, em Barcelona, e na Escuela Argentina de Sommeliers, em Mendonza, onde viveu por quatro anos. Obteve diploma Advanced na WSET, em Londres, e certificação da Court of Master, nos Estados Unidos. Há quatro anos vive na Austrália.

Em temporada de seis semanas no Brasil, passou por Paraná, Recife, Rio Grande do Norte e segue para São Paulo, participando de eventos, cursos e workshops.

Bebidas foram divididas entre as de corpo leve, médio corpo e vinhos de alta gama