Sônia Benevides apresenta seu projeto gastronômico O Bule

Publicado em 20 de maio de 2011

Compartilhe:

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Sônia Benevides recebeu jornalistas na noite desta quinta-feira (19)

A partir desta sexta-feira (20), os amantes da boa gastronomia têm um novo espaço com proposta diferenciada e qualidade incontestável. A chef Sônia Benevides inaugura o restaurante O Bule, localizado em uma chácara na Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta. O objetivo é reunir grupos de gourmets para jantares especiais, no estilo Menu Degustação.

Chef transformou a chácara na Lagoa do Bonfim em um sofisticado espaço gourmet

O Bule é um sonho antigo de Sônia, que adquiriu experiência no Sul do Brasil e na Europa. Recentemente, ela comandava a cozinha do Chef’s Delicatessen Bristô, mas decidiu se dedicar exclusivamente ao projeto da cozinha autoral. A ideia de fazer da sua chácara um restaurante vinha sendo amadurecida há um ano. 

Tartare de filé com alcaparras e torradinhas Cubos de melancia com roll de salmão e gorgonzola Cheesecake com chouriço e brotos de alfafa

“Meu pai tem esse espaço há muitos anos e, há dez anos, eu fiz essa casa. Desde o começo tinha esse pensamento, mas no último ano passei a amadurecer. Cheguei a reunir amigos várias vezes e, agora, vou abrir oficialmente para receber o público em geral”, comenta Sônia Benevides.

 
A proposta é reunir grupos de até 12 pessoas, que poderão se servir de um cardápio variado com petiscos, entradas, dois pratos principais e sobremesas. O preço do jantar será fixado em R$ 100 por pessoa, sem a bebida incluída. No entanto, o restaurante terá parceria com a Grand Cru para o fornecimento de vinhos e harmonizações.

   
Para atender de maneira satisfatória e de alto nível, Sônia reuniu uma equipe de cinco profissionais, todos com experiências internacionais. Por esse motivo, ela não estabeleceu um cardápio fixo. “Todos aqui são cheios de ideias e têm conhecimento para criar novos pratos. Por isso, podemos dizer que nosso cardápio é infinito”, afirma.

Entrada de mousse flutuante de lagosta com peras bêbadas ao açafrão

A chef classifica o modelo de atendimento do restaurante O Bule como “cozinha de alma”. Ela ressalta que a quantidade limitada de pessoas por jantar permite um contato maior entre as pessoas, o que faz, inclusive, com que os pratos sejam preparados com mais carinho e de maneira autoral.

   
Para celebrar a inauguração oficial, Sônia Benevides recebeu na noite desta quinta-feira (19) um grupo de dez jornalistas. Eles acompanharam de perto o trabalho da chef e puderam se deliciar com algumas das opções que ela terá no cardápio.

Nhoque de semolina com creme de trufa defumada e sorvete de limão com wasabi

Até mesmos os petiscos são delicadamente preparados por Sônia e sua equipe. Três foram servidos: o tartare de filé com alcaparras e torradinha; cubo de melancia com roll de salmão recheado de gorgonzola e azeite de lavanda; e cheesecake com chouriço de porco preto com brotos de alfafa. Para acompanhar, o espumante Nocturno Brut, da Argentina.

Galinha D’Angola com terrine de fígado, espeto de banana e purê de baunilha

De entrada, os convidados foram servidos de mousse flutuante de lagosta com peras bêbadas ao açafrão. O prato foi harmonizado com o vinho Paula Chardonnay (2009), também da Argentina. Na sequência, a chef serviu como primeiro prato principal o Nhoque de semolina com caqui com creme de trufa defumada e sorvete de limão com wasabi. Para acompanhar o vinho branco 120 Sauvignon Blanc – Santa Rita (2009), do Chile.

Gelatina de chá de hibisco Sorbê de gengibre com limão siciliano

O segundo prato principal da noite foi a Galinha D’Angola com terrine de fígado, espeto de banana e purê de baunilha com frutas vermelhas, harmonizado com o vinho tinto Melior Tempranilho 2007, da Espanha.

Ovo molecular foi o destaque da noite, feito com esfera de manga e iogurte

Todos os pratos servidos chamaram atenção pela sutiliza e gosto marcante, mas um dos que despertaram mais curiosidade foi o ovo molecular. Sônia explica que fez uma brincadeira transformando esfera de manga e iogurte de baunilha em uma espécie de ovo. Até mesmo a textura ficou semelhante à clara e gema. Este prato, a chef serviu como pré-sobremesa.

Todos os integrantes da equipe da chef Sônia têm experiência internacional

Já a sobremesa foi figos em chocolate com queijada de figo e vinagrete de figo e canela, o chamado Trio de Figos. A noite agradável, debaixo de uma leve chuva, estendeu-se nas lembranças de infância e histórias gastronômicas dos jornalistas presentes. 

Sobremesa de Trio de Figos faz parte do variado cardápio

A partir de agora, Sônia Benevides pretende reunir grupos de amigos e confrarias para os jantares especiais no restaurante O Bule. Sobre o nome, ela explica que é referencia ao famoso restaurante espanhol El Bulli, do chef Ferrán Adrià.

O Bule
Lagoa do Bonfim
Nísia Floresta-RN
Fone: (84) 9184-6653