Stroopwafel: um biscoito holandês nas cafeterias de Natal

Publicado em 29 de março de 2012

Compartilhe:

Uma pernambucana casada com um holandês escolheu Natal para morar e, há um ano, passou a produzir um biscoito especial com receita que ela aprendeu diretamente na fonte: nas fábricas da Holanda. O Stroopwafel tem uma receita completamente artesanal e é consumido em quase todas as residências holandesas, tendo mais de 200 anos de tradição.

A empresária Rosana Domingues Bandeira explica que nasceu em Pernambuco, onde ainda mora sua família, mas morou 20 anos em Goiás. Lá, ela conheceu holandês Maurits Van de Water e os dois se casaram. A partir daí, Rosana passou a viajar muito para a Holanda e se apaixonou pela gastronomia daquele país. 

Rosanda Domingues e a filha Fernanda, uma das suas ajudantes na produção do biscoito

“Percebi que todo mundo comia Stroopwafel com café ou chá, pois era uma receita muito tradicional. Então, tive a ideia de aprender e produzir aqui no Brasil”, conta Rosana Domingues. Ela explica que procurou uma fábrica na Holanda e aprendeu a receita dos biscoitos. Depois disso, comprou uma máquina específica para assar o produto e trouxe para cá.
 
“Eu estava morando em Goiás, porém queria voltar para perto de casa. Fiquei em dúvida entre Recife e Natal, mas acabei optando vir morar aqui por ser uma cidade mais segura e com melhor qualidade de vida”, destaca. A mudança de Rosana Domingues aconteceu há quatro anos e, desde o ano passado, ela passou a produzir os biscoitos.

Produtos são vendidos em embalagens personalizadas e em seis tamanhos diferentes

A empresária explica que todo processo de produção é extremamente artesanal e, para isso, ela conta com ajuda dos filhos Ricardo, Amanda e Fernanda. Hoje, Rosana Domingues produz Stroopwafel para as principais cafeterias de Natal e também começou a fornecer para estabelecimentos de Recife. Além disso, ela recebe encomendas individuais para os interessados em saborear os biscoitos. 
 
A receita do Stroopwafel segue fielmente ao modelo holandês de produção. “Só tive que fazer uma adaptação porque o clima daqui é bastante diferente do da Holanda”, completa Rosana. Ela produz os biscoitos em seis tamanhos variados, chegando até oito centímetros de diâmetro. Um dos segredos para a degustação é colocar o Stroopwafel por cima da xícara de café ou de chá para que o recheio de caramelo derreta.

Segredo para degustação é colocar o biscoito sobre a xícara para que o caramelo fique mole e mais saboroso

Bandeiras Stroopwafel
Rosana Domingues
Fone: (84) 3206-7021 / 9647-5873