Thiago Gomes é destaque mais uma vez pela Revista Veja Natal

Publicado em 09 de novembro de 2009

Compartilhe:

 

Foto: Benício Siqueira/Deguste
Taglioline alle sardine, criação de Thiago que faz parte do cardápio do Piazalle


Recém chegado da Itália, onde passou três meses se aperfeiçoando em restaurantes na Sardenha, Thiago Gomes, 27, foi eleito novamente o chef do ano pelo júri da Revista Veja Natal, seu terceiro título consecutivo no quarto ano de existência da eleição dos Melhores da Cidade. O sucesso, confirmado em uma publicação tão importante, não o deslumbra. Quem o conhece identifica a mesma simplicidade de sempre.  “Eu mesmo não me considero um chef. Faço meus pratos com carinho e estou sempre experimentando”, disse, com exaltada modesta, nesta entrevista para o Portal Deguste.

 

Foto: Canindé Soares/Deguste
   Thiago Gomes: jovem talento potiguar

Thiago atua na cozinha e contribui na administração do Piazzale Itália, considerado o “Melhor Italiano” por quatro vezes consecutivas pelo mesmo júri da Veja. Da experiência vivida no “Velho Mundo”, Thiago regressou com a firme intenção de reduzir a quantidade de molho nas massas a fim de deixá-las mais leves, além de introduzir a trufa em algumas das receitas.

Mas, não deixou de lado as experimentações que lhe renderam os títulos, sendo sua principal característica misturar técnicas tradicionais da cozinha mediterrânea com o emprego de temperos tropicais. Ele também aprecia a fusão da culinária italiana tradicional com ingredientes nativos, cujas invenções lhe renderam boas colocações em festivais gastronômicos.

Graduado em administração e diplomado em “Cozinha Profissional” pelo curso de Gastronomia do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, Thiago diz ter o restaurante do pai, Witame Gomes, como “laboratório”. Em 1990, já passava o dia ao lado dele no Mamma Itália, restaurante fundado por Witame na Praia dos Artistas. Sete anos depois, Witame investiu no Piazzale e seu filho começou a levar a gastronomia mais a sério.

Apesar de toda essa estrutura, Thiago não leva uma vida fácil, como muitos devem imaginar. Quando o chef não está na cozinha, faz compras, negocia com fornecedores, observa detalhes no cardápio no restaurante, verifica se tudo está limpo e organizado, e cuida até mesmo da horta cultivada no local.

Hoje, diversos pratos do cardápio são de autoria de Thiago Gomes. Para citar alguns, destacam-se o risoto de morango com camarão, cassoulet de fava verde com t-bone de cordeiro, pesto refogado com castanha, coentro, manteiga da terra e queijo de coalho, além da sobremesa Tiramissú, uma das mais tradicionais da cozinha italiana.

O chef do ano também é um apreciador de vinhos, tendo incorporado um rótulo exclusivo que leva o nome da Piazzale, feito com a uva carménère. A parceira foi firmada com a Casa Valduga, vinícola do Rio Grande do Sul.

Vivência italiana
No “Velho Mundo” Thiago relata a experiência de ter conhecido o país que marca os pratos do restaurante da família. Na Itália, ele passou pouco mais de um mês trabalhando na ilha de Sardenha. “Foi onde melhor aproveitei. Cheguei a trabalhar em um restaurante com 400 mesas frequentado pela elite local e pelas maiores autoridades do país”.

Comparando a autêntica gastronomia italiana com a oferecida pelo Piazzale, Thiago garante que “muita coisa é igual ao que oferecemos no restaurante, como pizzas e espaguetes. O que difere são alguns ingredientes, frutos do mar e o próprio queijo parmegiano”, disse. O período restante, cerca de um mês e meio, ele dedicou a conhecer Roma e seus mais diversos restaurantes.