Notícias
Página anteriorThiago Gomes é destaque mais uma vez pela Revista Veja Natal

Recém chegado da Itália, onde passou três meses se aperfeiçoando em restaurantes na Sardenha, Thiago Gomes, 27, foi eleito novamente o chef do ano pelo júri da Revista Veja Natal, seu terceiro título consecutivo no quarto ano de existência da eleição dos Melhores da Cidade. O sucesso, confirmado em uma publicação tão importante, não o deslumbra. Quem o conhece identifica a mesma simplicidade de sempre. “Eu mesmo não me considero um chef. Faço meus pratos com carinho e estou sempre experimentando”, disse, com exaltada modesta, nesta entrevista para o Portal Deguste.
| Foto: Canindé Soares/Deguste |
![]() |
| Thiago Gomes: jovem talento potiguar |
Thiago atua na cozinha e contribui na administração do Piazzale Itália, considerado o “Melhor Italiano” por quatro vezes consecutivas pelo mesmo júri da Veja. Da experiência vivida no “Velho Mundo”, Thiago regressou com a firme intenção de reduzir a quantidade de molho nas massas a fim de deixá-las mais leves, além de introduzir a trufa em algumas das receitas.
Mas, não deixou de lado as experimentações que lhe renderam os títulos, sendo sua principal característica misturar técnicas tradicionais da cozinha mediterrânea com o emprego de temperos tropicais. Ele também aprecia a fusão da culinária italiana tradicional com ingredientes nativos, cujas invenções lhe renderam boas colocações em festivais gastronômicos.
Graduado em administração e diplomado em “Cozinha Profissional” pelo curso de Gastronomia do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, Thiago diz ter o restaurante do pai, Witame Gomes, como “laboratório”. Em 1990, já passava o dia ao lado dele no Mamma Itália, restaurante fundado por Witame na Praia dos Artistas. Sete anos depois, Witame investiu no Piazzale e seu filho começou a levar a gastronomia mais a sério.
Apesar de toda essa estrutura, Thiago não leva uma vida fácil, como muitos devem imaginar. Quando o chef não está na cozinha, faz compras, negocia com fornecedores, observa detalhes no cardápio no restaurante, verifica se tudo está limpo e organizado, e cuida até mesmo da horta cultivada no local.
Hoje, diversos pratos do cardápio são de autoria de Thiago Gomes. Para citar alguns, destacam-se o risoto de morango com camarão, cassoulet de fava verde com t-bone de cordeiro, pesto refogado com castanha, coentro, manteiga da terra e queijo de coalho, além da sobremesa Tiramissú, uma das mais tradicionais da cozinha italiana.
O chef do ano também é um apreciador de vinhos, tendo incorporado um rótulo exclusivo que leva o nome da Piazzale, feito com a uva carménère. A parceira foi firmada com a Casa Valduga, vinícola do Rio Grande do Sul.
Vivência italiana
No “Velho Mundo” Thiago relata a experiência de ter conhecido o país que marca os pratos do restaurante da família. Na Itália, ele passou pouco mais de um mês trabalhando na ilha de Sardenha. “Foi onde melhor aproveitei. Cheguei a trabalhar em um restaurante com 400 mesas frequentado pela elite local e pelas maiores autoridades do país”.
Comparando a autêntica gastronomia italiana com a oferecida pelo Piazzale, Thiago garante que “muita coisa é igual ao que oferecemos no restaurante, como pizzas e espaguetes. O que difere são alguns ingredientes, frutos do mar e o próprio queijo parmegiano”, disse. O período restante, cerca de um mês e meio, ele dedicou a conhecer Roma e seus mais diversos restaurantes.



