Torneio de Latte Arte é sucesso na Genot Café Especiais

Publicado em 26 de agosto de 2011

Compartilhe:

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Evento foi realizado por Paulo Guillén e teve como vencedora Liliana Matias

O primeiro torneio de Latte Arte realizado no Rio Grande do Norte foi sucesso. O evento, realizado na noite desta quinta-feira (25), no Genot Café Especiais, superou as expectativas e reuniu baristas e amantes do café. A competição consistia na elaboração de desenho com leite vaporizado em café expresso.

Competição entre os 17 participantes foi realizada no estilo mata-mata

No total, 17 pessoas participaram do torneio, que premiou os três primeiros lugares. Esse tipo de concurso é promovido pela Thursday Night Throwdown (TNT) simultaneamente em todo o Brasil. A partir de agora, os baristas do Rio Grande do Norte terão oportunidade de participar todas as últimas quintas-feiras do mês.

   
Nesta primeira edição, foram convidados para integrar a mesa julgadora os jornalistas Benício Siqueira (Diretor da Revista Deguste) e Cinthia Lopes (Editora do Caderno Viver – Tribuna do Norte), além da empresária Fabiana Lopes, proprietária do Vanilla Café.

Jurados Cinthia Lopes, Benicio Siqueira (esq.) e Fabiana Lopes (dir.) ao lado dos três primeiros vencedores

A grande vencedora da noite, depois de uma hora de competição e forte torcida, foi a barista Liliana Matias da Silva, do Genot Café Especiais. Ela fez a final com Jaqueline Gomes de Oliveira, do Vanilla Café, e faturou o primeiro lugar ao produzir uma tulipa na xícara de café expresso.

Tulipa feita por Liliane Matias foi a vencedora do 1º Latte Arte

“Isso é resultado de muito esforço e dedicação. Eu nunca tinha participado de nenhuma competição, mas, apesar do nervosismo, consegui me sair bem”, comemora Liliana, que há cinco anos trabalha como barista. Ela levou pra casa um vale prêmio da livraria Siciliano e mais 60% do que foi arrecadado entre os presentes no torneio.

Plateia contribuiu com a premiação depositando dinheiro em um bule

O terceiro lugar do concurso ficou com Valtércio Luiz, da Genot Cafés, que derrotou o autônomo Marcelo Correia. Os quesitos analisados pelos jurados foram beleza do desenho, simetria, arco do café em volta da xícara, brilho do leite e contraste entre café e leite. Eles avaliavam o melhor desenho sem ver quem tinha produzido.

 
De acordo com o organizador do torneio, Paulo Guillén, participaram concorrentes do Genot Cafés Especiais, Vanilla Café, Santa Clara, São Braz e Casa de Maria. “Nós cumprimos com o objetivo de fomentar uma competição e, principalmente, a integração entre os baristas. O resultado foi excelente”, disse. O próximo concurso será realizado no Vanilla Café.