Trapiá resgata cultura interiorana em Ponta Negra

Publicado por Redação em 29 de agosto de 2023

Compartilhe:

A paçoca é feita à moda antiga, socada no pilão

Texto: Thyago Macedo

Gastronomia nordestina, música ao vivo, resgate cultural e muita decoração com jeito de interior. É com essas características que o Trapiá Bar e Petiscaria tem feito sucesso no bairro de Ponta Negra. Desde que foi inaugurado, em janeiro deste ano, tem atraído os potiguares e turistas para uma imersão no inverso sertanejo norteriograndense.

A casa pertence aos empresários Miguel Godeiro e Jorge Godeiro

A casa pertence aos empresários Miguel Godeiro e Jorge Godeiro, que, além de sócios, são primos. Os dois têm origem familiar do interior, das cidades de Patu e Almino Afonso. “É nesta cidade, inclusive, onde está localizado o sítio Trapiá, que pertenceu ao meu avô materno”, comenta Miguel.

Cardápio do Trapiá é conduzido pelo chef Paulo Costa Sabino

Os empresários também já atuavam na área de bares e restaurantes, tendo vasta experiência nesse segmento. Miguel é proprietário de duas lojas da franquia Girafas, e Jorge tem o Varanda Beach Bar, em Ponta Negra. No ano passado, os dois decidiram abrir um novo empreendimento e encontraram um ponto disponível na Av. Praia de Ponta Negra, onde hoje funciona um organizado e badalado complexo gastronômico.

A saborosa tripa passa por um rigoroso controle de qualidade

Desde o início, os primos pensaram em abrir um espaço que resgatasse a cultura do interior do Rio Grande do Norte, valorizando não apenas os ingredientes e pratos típicos da região, mas também as tradições e elementos históricos. Por isso, toda a decoração foi minuciosamente pensada para lembrar o interior.

Camarão Trapiá é uma das boas opções de frutos do mar

Nas paredes, foram feitas pinturas à mão com desenhos em referência ao sertão. No salão, foi construída uma réplica de uma casa de taipa. Até o barro vermelho utilizado foi trazido de Almino Afonso. Como parte da decoração também foram incluídas máquinas de costura antigas e até ferros de passar, que utilizavam carvão. São nesses ferros, aliás, que a conta de consumo é levada ao cliente.

O Trapiá resgata a cultura nordestina na decoração

Os garçons trabalham com figurino especial, vestidos como vaqueiros. Há ainda um gibão, tradicional vestimenta dos vaqueiros, disponível para os clientes que queiram vestir e tirar fotos.

No cardápio, estão presentes alguns dos principais elementos da culinária potiguar, como tapiocas, escondidinhos, macaxeiras fritas e também petiscos como a paçoca Trapiá, o picado, a tripa e o famoso torresmo, que passa por um rigoroso controle de qualidade para imprimir textura e sabores autênticos.

Tradicional Carne de sol com macaxeira

Estão presentes ótimas opões de pratos para duas pessoas, como o Camarão Trapiá, o Carneiro Torrado e o Peixe ao molho de camarão. O cardápio é conduzido pelo chef Paulo Costa Sabino, que tem passagem por alguns dos principais restaurantes de Natal.

Peixe ao molho de camarão

O Trapiá Bar e Petiscaria abre todos os dias, a partir das 16h, contando com música ao vivo diariamente, sempre priorizando forró. A casa comporta cerca de 300 pessoas na parte interna, mas também são colocadas mesas na calçada.

Os empresários Miguel e Jorge destacam ainda que, em breve, o Trapiá ganhará um espaço kids, o qual será diferenciado por proporcionar às crianças interação e brincadeiras típicas do interior.

O Trapiá Bar e Petiscaria tem feito sucesso em Ponta Negra

“Devido ao nosso zelo com a cultura, ao nosso ambiente agradável, com música de qualidade, hoje, o Trapiá está se tornando um espaço familiar, onde as pessoas vêm desfrutar de uma boa comida e se divertir trazendo os filhos, os pais e toda família”, ressalta Miguel.

O bar oferece transmissão ao vivo de jogos diariamente, bem como conta com happy-hour todos os dias, das 16h às 19h.

Trapiá Bar e Petiscaria
Av. Praia de Ponta Negra, 8920
Ponta Negra – Natal/RN
Instagram: @trapiapontanegra