Notícias
Página anteriorUm chef de peso na Pipa

Um talentoso chef capixaba está encantando turistas que aportam na praia mais badalada do Rio Grande do Norte, a Pipa. A Deguste descobriu que Camilo Portugal é o responsável pela cozinha do Pipa Ocean View. Minucioso, exigente e bastante acessível, o chef atendeu ao pedido do portal e veio a Natal fazer uma receita exclusiva para a estreia do site, um mignon em crosta lateral de alecrim com legumes salté e molho funghi. Confira em Receitas/Chef.
Aos 38 anos e especializado em Cozinha Francesa, mas com um toque brasileiro, Camilo passou a viver em solo potiguar há um ano. Apesar de seu primeiro contato com o universo gastronômico ter ocorrido ainda na adolescência, ele costuma dizer que tem apenas 14 anos de dedicação à cozinha. "Dei uma pausa de 10 anos, até chegar à conclusão de que meu negócio mesmo é cozinhar. Mas esse estalo veio após uma fratura na perna que me tirou das Olimpíadas de 1996", diz, relembrando a trajetória que lhe rendeu até o título de vice-campeão mundial de judô, em 1989, e de campeão brasileiro em 2008, na categoria Master/Pesado.
![]() |
| Camilo Portugal está no RN há um ano |
"Mas eu nunca consegui exercer a profissão", acrescenta. Após analisar que seu grande dom era mesmo fazer dos pratos verdadeiras obras de arte, Camilo se lembrou da avó. "Ela era uma exímia cozinheira e sempre dizia que eu havia nascido para ser cozinheiro, mas eu nunca dei muita atenção a isso", relembra, lamentando a percepção tardia. "Infelizmente, não tive a oportunidade de ter dito a ela que estava certa", disse, emocionado, complementando que "largou tudo" e foi se especializar em Cozinha Profissional pelo SENAC.
Sua comida caiu na boca do povo e, com isso, conseguiu estágios com os chefs Oliver Cozan e Claude Troisgros. Assim, passou a fazer da gastronomia o seu ganha-pão, assumindo de vez a profissão que lhe fez ganhar o mundo, trabalhando em restaurantes famosos do Brasil e da Europa, onde morou em países como Bélgica, Holanda, Portugal, Dinamarca, Itália e outros. "Um prato é uma pintura. A diferença é que os pintores usam os pincéis; a gente usa os ingredientes", concluiu. Este ano, ficou em segunda colocação no Concurso Globo Jovem Talento.



