Notícias
Página anteriorUmai Pipa tem menu autoral que alia regional e contemporâneo
Texto: Ramon Ribeiro
O Umai Pipa Restaurante é uma das grandes novidades da última temporada de verão. De conceito regional e contemporâneo, o menu parte da base culinária e dos ingredientes do Nordeste, em especial o Rio Grande do Norte, porém fazendo uso de técnicas de preparo modernas. O estabelecimento está localizado no Île de Pipa Hotel, na avenida principal, e é aberto ao público geral.
O chef é o paulista Anderson Magalhães, de 27 anos. Ele viaja o país estudando a cultura alimentar, plantio e caça de comunidades caiçaras, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, levando toda essa inspiração para dentro da sua cozinha. O Umai utiliza ingredientes de produtores potiguares, como as ostras e sururus da Lagoa de Guaraíras, feijão verde da feira de Goianinha, queijo manteiga de Caicó, dentre outros. “O sururu, conheci em Maceió, mas estou trabalhando pela primeira vez aqui, assim como a manteiga da terra, o arroz vermelho e o queijo manteiga”, comenta o chef.
O prato Mar e Terra, feito com arroz da terra caldoso, lula empanada no flocão de milho, polvo, camarão, sururu, molho bisque e aioli, é a criação mais recente. Desenvolvida, inicialmente, para o Sabores da Pipa 2022, seguiu no cardápio depois do festival. O Peixe assado na folha de bananeira é outro destaque. O peixe, geralmente cioba ou guaiúba, é servido inteiro e acompanha arroz de ervas frescas, minilegumes grelhados e pirão.
Quem preferir, pode ir de Cordeiro ao molho de rapadura servido grelhado e acompanhado de mil folhas de macaxeira, aligot de macaxeira com queijo meia cura e rôti de rapadura. Outros queridinhos do cardápio são o Ceviche de caju, feito com brotos orgânicos de coentro e crocante de castanha de caju torrada, e o Caldinho de sururu no coco.
De sobremesa, as opções são: Coco, coco e coco (crumble de coco verde, sorvete de coco, água de coco e lâminas de coco seco queimado e azeite verde) e o Crème Brûlée Nordestino (feito com queijo coalho e caramelizado com açúcar e canela, crumble de castanha de caju, sorvete de banana e mel de engenho).
A carta de vinho da casa é da Grand Cru. O bar conta com drinks clássicos e autorais, com ou sem álcool, como o Île de Pipa (gin Beefeater, Lillet, infusão de chás, limão tahiti, xarope de caju e abacaxi) e o Madero (banana amassada, suco de caju, xarope de hibisco e sumo de limão) – criação do bartender Pedro Queiroz, inspirado na caipirinha de um vendedor da Praia do Madeiro.
O restaurante tem decoração praiana, clean, com cores claras. Do salão, é possível assistir ao chef preparando as refeições na cozinha show. O estabelecimento abre todos os dias para café da manhã (7h30 às 10h30), almoço (12h às 15h) e jantar (19h às 23h). Nas sextas e sábados, há música ao vivo na varanda.
Aberto desde agosto de 2021, o Île de Pipa é o primeiro hotel internacional funcionando dentro da Pipa. O empreendimento integra a rede MGallery Collection, do grupo Accor, com mais de 100 hotéis ao redor do mundo. O conceito é de bem-estar e relaxamento, entretanto com estilo e personalidade. São 77 quartos, alguns no nível térreo contam com deck e acesso a uma “praia artificial”, que percorre uma das laterais do hotel. O local ainda conta com piscina, pool bar, Spa.
Umai Pipa Restaurante
Île de Pipa MGallery Hotel
Av. Baia dos Golfinhos, 414
Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 3246 4650
Instagram: @umai.piparestaurante
Site: www.hoteliledepipamgallerycollection.com