Vila Rica Café traz delícias de Minas a Capim Macio

Publicado por Rodrigo Hammer em 10 de outubro de 2022

Compartilhe:

O café, voltado para o estilo “brunch”, inclui pães de queijo recheados ou não, bolos, tortas, toasts, croissants e sanduíches

A tradição gastronômica das Minas Gerais em doces, salgados, cafés, arte e história valorizada por um ambiente aconchegante. Essa é a essência do Vila Rica Café, aberto desde 25 de julho, em Capim Macio, como nova opção para quem curte os bons prazeres da vida regados a cafés produzidos com apuro.

Os irmãos e sócios do Vila Rica Café, Pedro Henrique e Matheus Jacó Marques(d)

O cardápio abraça a culinária mineira, mas com sotaque regional do Rio Grande do Norte, proporcionando uma experiência bem interessante e tendo a memória afetiva como principal referência. “Decidimos juntar um pouco da história que vivemos por aqui. Eu, há nove anos. Então, nada mais justo que criar um espaço que tem uma alma mineira, com muito do chão potiguar. Aqui, cada detalhe traz consigo uma história”, explica Matheus Jacó Marques, proprietário da casa juntamente com seu irmão Pedro Henrique, há mais tempo no Estado.

Ambiente é rico em utensílios da cozinha de época, cristaleiras, telas e peças do artesanato local

Eles são dentistas e compartilham a mesma devoção à gastronomia: são loucos por cafés. A identificação com o ponto escolhido foi imediata: ao passar pela esquina onde está localizado o prédio, Matheus se apaixonou pelo estilo da construção. Após melhorias na infraestrutura, o local estava pronto para funcionar. Tudo com a participação do multifacetado Chrystian de Saboya, fundamental para o conceito do ambiente rico em utensílios da cozinha de época, cristaleiras, telas e peças do artesanato local.

 

São três ambientes: o salão principal, a varanda e o primeiro andar disponível para eventos. Hoje, a capacidade é de 130 pessoas. Segundo Pedro, é possível servir o cliente na própria louça antiga disponível, se assim for de sua vontade. O café, voltado para o estilo “brunch”, inclui pães de queijo recheados ou de receitas originais da família, bolos, tortas, toasts, croissants, sanduíches e demais opções caprichosamente preparadas. Tudo produzido na hora, com ingredientes rigorosamente selecionados. Na seção de bebidas, sucos naturais, drinks e a carta da Baobá Vinhos, que traz assinatura potiguar.

Toast Diamantina tem coalhada, pasta de tomate, ovos no vapor e jamon

O café, por sua vez, é originário do Sul de Minas, com torrefação única, por isso, encontrado apenas no estabelecimento. E são dois tipos: o Inconfidentes e o Libertas, que apenas se diferem na torra: um mais baixo, o outro um pouco mais torrado, porém ainda de baixa torra. Ambos são vendidos em pacotes de 250g em grãos, com possibilidade da moagem na hora, de acordo com o método favorito. Notas de frutas vermelhas, chocolate, acidez cítrica delicada, corpo aveludado e finalização doce e prolongada são as características.

A agradável área externa da cafeteria funciona do lado da sombra

“Não há em outro lugar do Brasil nem do mundo, porque foi feito exclusivamente para gente”, observa Matheus. Entre outros destaques, o bolo de fubá Afeto (campeão de vendas com queijo e calda de goiabada), a banoffee, o cheesecake, a empada na xícara, além dos toasts Diamantina e Ouro Preto, os croissants de Nutella com morango e o pão de queijo recheado com linguicinha.

O Vila Rica Café funciona das 12h às 20h, de segunda a segunda, incluindo feriados.

Vila Rica Café
Rua Cel. Milton Freire, 2891
Capim Macio – Natal/RN
Fone: (84) 2133-7215
Instagram: @vilarica.cafe