Vinhos australianos estão no portfólio da São Cristóvão

Publicado em 10 de dezembro de 2010

Compartilhe:

Fotos:Rogério Vital/Deguste
Doze rótulos australianos foram apresentados na degustação

 

A Adega São Cristóvão está inovando quanto ao formato de degustação de vinhos, de uma maneira mais descontraída e com a novidade de reverter a senha em uma taça, que depois é levada para casa como lembrança, vem conquistando os clientes. Na noite desta quinta-feira, 9, o proprietário da casa, Alexandre Santana realizou uma mostra de doze vinhos australianos das regiões da Austrália do Sul, Nova Gales do Sul, Victoria, e Austrália Ocidental. Quem conduziu o evento foi o gerente de vendas da importadora paulista KMM, Gilson Silva.

Gilson Silva, gerente da KMM(e), Genise Monara e Alexandre Santana da Adega São Cristóvão

A proposta desse novo formato permite que o participante fique à vontade em circular pelo ambiente, conversar e experimentar, quantas vezes quiser, aquele vinho que mais apreciou. “O evento está sendo um sucesso, foram vendidas todas as senhas e a tendência de que essa nova forma democrática de degustação se dissipe é grande”, afirma Alexandre.

Os rótulos foram divididos entre os tintos e brancos em dois ambientes da adega. O gerente da KMM, Gilson Silva, falou sobre cada vinho, iniciando pelos brancos, finalizando com os tintos e com os tops da mostra: o 3 Bridges e o The Cover Drive, que foi decantado. “Um evento como esse é fundamental, principalmente para o consumidor conhecer os inúmeros rótulos comercializados no Brasil”, destaca Gilson.

Os convidados elogiaram o novo formato de degustação
Os vinhos brancos abriram o evento

Para o juiz de direito, Paulo Sérgio, que já é frequentador assíduo de mostras de vinhos, um evento desse porte é muito interessante, pois faz com que as pessoas conheçam rótulos de outras nacionalidades sem sair de Natal. “Não conhecia os australianos e gostei muito do espumante o dos brancos, achei melhores que os da América do Sul”, finaliza Paulo.

As características principais dos vinhos australianos são um paladar frutado, aromas e acidez equilibrados. Um diferencial é a utilização do “screwcap”, ou tampas de rosca, para vedar a garrafa. O material é prático e substitui o uso da rolha. Segundo Gilson, a tendência é que se pense de uma maneira sustentável e que o uso da tampa de rosca seja mais frequente já que a quantidade de vinhos produzidos supera a da cortiça. Dentre os degustados estão o Angas Brut, Down Under Chardonnay  e Shiraz, Richland Souvignon Blanc e Shiraz tinto, Brokenwood, Three Steps, Gamekeeper’s , Calabria. A Adega São Cristóvão vai comercializar vinte rótulos australianos e outros vinte da importadora KMM entre vinhos do Chile e Nova Zelândia. E para cada garrafa de vinho comprada, ganha-se um cupom para concorrer a um sorteio, no dia 31, de uma adega repleta de garrafas.

Um diferencial dos vinhos australianos é a utilização do “screwcap”, ou tampas de rosca, para vedar a garrafa


Os petiscos volantes foram preparados pelo estudante do segundo período de gastronomia da UNP, Michel Lima. Torradinhas a base de baguete e azeite foram recheadas com dois sabores: uma com purê de banana da terra, camarão frito, tomate e alecrim; a outra com pasta de provolone, camarão cozido na laranja, tomate e manjericão. O serviço foi conduzido pelo Maître Oliveira, também é Instrutor do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.

 

Adega São Cristóvão
Av. da Integração, 2179
Natal/RN
Fone: (84) 4006-6353