Programação diversificada marca primeiro fim de semana do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa

Publicado em 13 de outubro de 2015

Compartilhe:

O primeiro fim de semana do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa foi surpreendente. A abertura do evento, realizada na sexta-feira (9), contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Tibau do Sul, Valdenicio José da Costa, e o secretário de Turismo José Macena, tendo como destaques da noite a apresentação de um prato artesanal, em grande proporção, produzido pelo artista plástico Chico do Coco em homenagem a 11ª edição do evento e o "Tacho Beneficente", uma galinhada preparada pelos chefs Thiago Gomes e Gabriela Sales, com renda revertida para o Projeto Afeto.

Chefs Gabriela Sales e Thiago Gomes prepararam uma galinhada para o "Tacho Beneficente"


Pela Arena Gastronômica, apresentada pelo chef e consultor Arthur Coelho, grandes nomes da gastronomia regional e nacional apresentaram oficinas culinárias, como Welder Albuquerque, Ângelo Medeiros, Paulo Machado, o barista George Gepp, Mario Portella, João Barreto, Mariana Nascimento, Help da Pipa e a chef Barbara Isabaux.
 

Chefs Arthur Coelho, Gabriela Sales, Ângelo Medeiros e Thiago Gomes estiveram no primeiro fim de semana do festival
   
Chefs Welder Albuquerque e Ângelo Medeiros ministraram oficinas


Além das oficinas gastronômicas realizadas diariamente, o destaque da segunda-feira (12) foi a apresentação e premiação na categoria "petiscos" do concurso Novos Talentos. Entre as receitas elaboradas por quatro duplas de jovens chefs, estudantes do curso de gastronomia, o petisco vencedor foi o "trio de pastéis", de Maria Isabel Machado e Schirlley Azevedo.
 

Trio de pastéis, petisco vencedor do concurso Novos Talentos


Outro ponto alto do evento foi o Festim, um banquete com "menu confiance" e cardápio elaborado pelos chefs Paulo Machado (eleito o melhor do Brasil pelo Prêmio Dolmã 2015) e Jaqueline Faraco. O evento foi realizado no domingo (11), no Hotel Ponta do Madeiro, com participação de 50 convidados.

Maria Isabel Machado e Schirlley Azevedo, vencedoras da categoria Petisco no concurso Novos Talentos


Evento será realizado até sábado (17)

Hoje (13) e amanhã (14) serão apresentados e eleitos o prato principal e a sobremesa do Concurso Novos Talentos. Também na quarta (14), das 14h às 16h, a coordenação do evento, em parceria com o SEBRAE-RN, apresentará na Arena Gastronômica, a oficina "Carta das Cachaças Potiguares", ministrada pelo consultor Anderson Faheina, tendo como público-alvo proprietários de bares e restaurantes, garçons, barmans e cachacistas.

Chefs de várias partes do país ministraram oficinas


Na quinta (15), o tema da oficina da chef Luana Fernandes será "Comida de Boteco", às 18h. Em seguida, às 19h30, a chef Cristiana Tito apresenta "Cozinha Funcional Prática" e, às 21h, o chef Valdir Araújo mostra o melhor da Cozinha Caicoense. Às 22h30, a sommelière Fabiana Dall Onder fala sobre vinhos saudáveis.


O sommelier Fellipe Cesca, da vinícola Miolo, inicia a noite da sexta (16), às 18h, com a oficina "Terroirs do Brasil: redescobrindo os vinhos nacionais". Já às 19h30, o chef Walter Gomes apresenta a branca riqueza da caatinga. Às 21h, o tema da oficina da chef Marthina Zoz será "Sobremesa: sabor e textura". No finzinho da noite, às 22h30, Carla Correia, cozinheira e treinadora comportamental, fala sobre "O Sabor da Mente – Como o nosso cérebro entende a gastronomia".

No sábado (17), às 18h, a chef Marcela Martins apresenta "O Dolce Far Niente – Sabor e prazer". Já às 19h30 tem a oficina "Da mesa ao tabuleiro: Gastronomia do Seridó", com o chef Warison Albino. Depois, às 21h, o chef carioca André Nogal apresenta "Brasil Latino". Encerrando o festival, às 22h30, o chef Alex Floyd fala sobre "Modernidade Brasileira".

Programação cultural do festival inclui shows e várias outras atrações


Já a programação cultural da 11ª edição do evento está sendo a mais ampla e diversificada de todas as edições, com shows, cinema, apresentações teatrais, dança, circo, capoeira e oficinas de música, ocorrendo todos os dias na praça principal de Pipa.