Divino Casarão é palco de história e de gastronomia em Bananeiras

Publicado por Redação em 01 de julho de 2021

Compartilhe:

Bacalhau à moda Casarão

Texto: Ramon Ribeiro

Não é todo dia que se pode conciliar experiência gastronômica junto a conhecimento histórico, porém se a ideia é essa, o Divino Casarão, localizado no município de Bananeiras, a 141 km de João Pessoa e 147 km de Natal, dá uma aula de tirar o chapéu. Inaugurado em agosto de 2018, o restaurante chega aos três anos de atividade valendo-se da própria atração, que representa enriquecimento cultural e prazer gastronômico em doses fartas.

Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o prédio do restaurante é uma edificação do século XIX

Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o prédio é uma edificação do século XIX, antiga residência do Barão de Araruna, sendo mais antigo que a própria Igreja de N. Sra. do Livramento, matriz da cidade. Uma verdadeira viagem no tempo, quando a região detinha uma produção cafeeira pujante.

 

A administração da empresária Christiane Viana tornou o restaurante em exemplo de Cozinha Internacional condizente ao clima serrano. Ela faz questão de lembrar a importância do marido já falecido, Vicente Damasceno, que se apaixonou pelo casarão, revitalizando-o até chegar ao estado atual. O cardápio, a cargo do chef Adailton Nunes, é bastante diversificado, dividido em entradas, carne, camarão, bacalhau, salada, frango, peixe e sobremesa.

Medalhão de filé mignon

Entre os pratos, destaca-se o Trio de massas na panela de queijo com lagosta, queijo com camarão e queijo com filé. “A panela é levada até a mesa do cliente, e o prato preparado na presença dele. Isso tem atraído muita gente com desejo de fazer parte da experiência”, descreve Christiane. Rivaliza nessa preferência, o Lombo de bacalhau à moda Casarão e o Polvo à Lagareiro.

Trata-se de opções que se somam a outras igualmente tentadoras, como o Camarão internacional e os peixes bem representados na forma crocante ou grelhada. A casa também trabalha com filé e, no almoço, alguns pratos regionais. Em média, se come muito bem na faixa dos R$ 48,00 aos R$ 149,00, sem contar as entradas e saladas mais acessíveis.

Um dos ambientes internos do Divino Casarão

No caso das sobremesas da região, como a elogiada Peteca, um doce típico de Bananeiras, figura entre outras desenvolvidas na própria casa: a elogiada Cocada cremosa e a Cartola Divino Casarão preparada com banana frita e queijo de coalho regado no mel de engenho, junto a uma bola de sorvete de creme.

Sobremesa que caiu no gosto do brasileiro, o Petit Gateau é muito pedido

O restaurante ainda dispõe de uma adega de mais de 60 rótulos portugueses, franceses, italianos e chilenos, além de alguns nacionais. Quando em período normal, ganha música ao vivo de voz e violão aos sábados. O funcionamento é de quinta a sábado, das 11h às 15h e 18h às 22h; aos domingos, das 11h às 15h.

Divino Casarão Restaurante
Rua Cônego Cristão, 447
Bananeiras – PB
Reservas e delivery: (84) 99915-1771
Instagram: @divinocasarao