Notícias
Página anteriorChef Matheus Zanchini cria novos pratos para o cardápio do Mipibu
Texto: Ramon Ribeiro
Responsável pelo cardápio do Mipibu, o chef paulista Matheus Zanchini acredita que o estabelecimento tem cara de restaurante, mas alma de bar. Proprietário do Borgo Mooca, em São Paulo – eleito o melhor restaurante da região Sudeste na premiação Melhores do Ano 2022 -, Zanchini esteve em Natal no final de novembro para reforçar o lado boêmio do Mipibu.
“De início, eu trouxe muito do Borgo pra cá. Era uma proposta muito contemporânea e italiana. Mas o Mipibu, aos poucos, tem mostrado a própria cara. Os clientes têm revelado suas preferências. Acredito que vai ganhar um toque mais regional e brasileiro”, explica o chef.
O cardápio ganhou 12 novos pratos. Há porções de pastéis (com recheios de linguiça Montbéliard, três queijos e camarão), Frango à passarinho, Fritto Misto (camarão, lula e peixe empanados em massa leve de cerveja e servidos com maionese picosa). Uma das grandes novidades é a Burrata assada, feita com produto de Caicó, e acompanhada de salsa pedaçuda de tomate e linguiça Montbeliard.
Outro destaque é o Saltimboca: filezinho de leitoa com recheio de presunto de parma e sálvia, acompanhado de polenta taragna e regado com caldo braseado e polenta taragna. A Cartola Mipibu é a novidade entre as sobremesas. A releitura é feita com banana assada na parrilla, coberta com sorvete de queijo manteiga (exclusivo da casa), finalizado com raspas de rapadura, melaço de cana e castanha.
A história de Matheus com o Rio Grande do Norte não começou agora. O chef passou uma temporada na Pipa no início dos anos 2000, logo após o curso de gastronomia. Trabalhou nas cozinhas do Pacífio, Cardume e Mercado. Um período de grande aprendizado. Hoje, ele retorna em outro momento, em plena ascensão, com uma cozinha mais autoral. Mas sem nunca deixar de buscar conhecimento.
“Tenho procurado olhar de modo mais profundo para o Rio Grande do Norte. O pescado é muito bom, os ovinos, os queijos. A ideia é trazer cada vez menos produtos de São Paulo e usar mais produtos daqui”, comenta o Zanchini. “Acredito que o chef de cozinha tem que pisar descalço na terra onde ele vai cozinhar”.
Para aproveitar mais esse espírito boêmio do restaurante, a ideia é que, a partir do início do próximo ano, sejam promovidas feijoadas em alguns sábados, valorizando o calçadão do restaurante. “Em janeiro, estarei de volta a Natal, dessa vez com o Mohamad, para fazermos uma feijoada”, adianta o chef paulista. “Mas em outras edições queremos promover um churrascão, um cassoulet. Agora é que estamos esquentando os motores. A troca de conhecimento com Thiago Salem (proprietário do Mipibu ao lado de Marcelo Gomes) tem sido muito importante. É um empresário de visão”.
O restaurante Mipibu funciona de terça a quinta-feira, das 12h às 15h, e das 18h às 23h. Nas sextas e sábados a casa abre das 12h às 00h. E no domingo, das 12h às 16h, e das 18h às 22h.
Restaurante Mipibu
Rua Mipibu, 651
Petrópolis – Natal/RN
Fone: (84) 99449-5000
Instagram: @sigamipibu