Coffee Day 2024 do SEBRAE movimenta o mercado de cafés especiais no RN

Publicado por Thyago Macedo em 21 de maio de 2024

Compartilhe:

Durante o evento, haverá degustação dos cafés especiais arábicas (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Neste mês de maio, o SEBRAE RN promove o Coffee Day 2024, com ações voltadas ao mercado de cafés especiais e um grande evento realizado no dia 27, no auditório do SEBRAE Natal, reunindo especialistas nesse segmento em palestras e painéis de debates. O projeto é voltado para baristas, empresários de cafeterias, produtores, torrefadores, coffee lovers e demais interessados no tema.

O Painel Bebo café, como queijo, sou feliz! terá como uma das palestrantes a consultora Adriana Lucena (Foto: Rogério Vital / Deguste)

No total, doze nomes que são referências no mercado e parceiros do SEBRAE foram convidados para a programação do dia 27, que acontecerá das 13h30 às 19h30.

Tiago Medeiros, da Caffeina, também foi convidado pelo Sebrae para participar do Coffee Day (Foto: Rogério Vital / Deguste)

A programação de palestras contará com os seguintes temas e palestrantes: RN Coffee – A estratégia empresarial para cafeterias do Programa Empreender (Rivânia Oliveira); Painel: Bebo Café, como queijo, sou feliz! (com os chefes Adriana Lucena, Paolo Passariello e Soninha Benevides); A experiência do Recife Coffee e Café na Rua (com Lidiane Santos da Kaffe e Daniel Oliveira da ASCAPE); Café, família e paixão (Fernanda Batista); Panorama dos Cafés do Nordeste (Ramom Farias); Painel Mistérios da torra (Com Valdick Oliveira do Observatório do Café, Eudes Santana da Kaffe e Tiago Medeiros da Caffeina); Mercado internacional do café e a chegada dos canéfora s especiais (Edgard Bressani).

 

A iniciativa do Coffee Day partiu das Unidades do SEBRAE/RN Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Setorial, tendo como responsáveis Elton Alves, gestor do Programa Agronordeste (Rural), e Maria Luiza, gestora do Projeto de Alimentação Fora do Lar (Setorial).

O barista Valdick Oliveira, do Observatório do Café, vai falar no Painel Mistérios da torra (Foto: Rogério Vital / Deguste)

“O mercado de cafés especiais é impulsionado por diversos fatores, incluindo o aumento da demanda interna e externa por produtos de alta qualidade, a valorização da cultura do café como uma experiência sensorial, e o reconhecimento internacional da excelência dos cafés produzidos no país.  Os produtores brasileiros têm investido em práticas sustentáveis de cultivo, beneficiamento e comércio justo, o que agrega valor aos seus produtos e os torna mais atrativos. Esse cenário favorável tem estimulado o surgimento de cafeterias especializadas, torrefações artesanais e eventos dedicados ao café em todo o país”, comenta Elton.

O Coffee Day visa capacitar, conscientizar e oportunizar a comunidade do café no RN a fazer novos negócios (Foto: Rogério Vital / Deguste)

De acordo com ele, o Coffee Day visa capacitar, conscientizar e oportunizar a comunidade do café no RN a fazer novos negócios e impulsionar as operações de quem atua no setor, por meio da experiência do café especial. Durante o evento, além da degustação dos cafés especiais arábicas, os participantes terão oportunidade de conhecer e degustar os especiais robustas amazônicos, bem como outros produtos do terroir local: queijos, cachaças e doces.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de maio, ao valor R$ 50 por pessoa, através deste link https://bit.ly/coffeday2024. As vagas são limitadas.

Cenário atual é favorável e tem estimulado o surgimento de cafeterias especializadas (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Ainda como parte do projeto Coffee Day, de 20 a 27 de maio, na Sede do Sebrae Natal, haverá exposição de diversos métodos de preparos de cafés, em uma parceria com o Observatório do Café. Já em 24 de maio, Dia Nacional do Café e o Dia do Barista, serão promovidas degustações de cafés especiais (arábica), apresentação de métodos e comercialização de produtos para todos os clientes visitantes das unidades SEBRAE.