Café na Rua é sucesso e movimenta mercado de cafés especiais em Natal

Publicado por Thyago Macedo em 30 de julho de 2024

Compartilhe:

As nove cafeterias participantes distribuíram 3,5 mil xícaras de cafés no dia do evento

A primeira edição do Café na Rua foi um sucesso de público. No último dia 19 de julho, cafeterias de Natal estiveram juntas na realização de um evento no estacionamento do Shopping Seaway, em Capim Macio, oferecendo aos participantes degustações e exposição de produtos. O projeto contou com apoio fundamental do SEBRAE-RN, que tem incentivado as ações para o fortalecimento desse segmento no Rio Grande do Norte.

Equipe organizadora do Café na Rua comemora o sucesso do evento

No total, foram nove cafeterias presentes no Café na Rua. Elas montaram estandes nos quais distribuíram 3,5 mil xícaras de cafés. As empresas participantes integram o grupo RN Coffee, que, através da união e da articulação por meio do SEBRAE-RN, projetaram o evento com a proposta de fomentar o setor e levar conhecimento aos natalenses sobre o mercado de cafés.

Estiveram presentes: Observatório do Café; Biankombi Cafeteria; Ocre Cafeteria; Caffeina; Letra A Cafeteria; Coffee Way; Fire Café; Piacere Caffé; e A dos Anjos.

 

De acordo com Valdick Oliveira, proprietário do Observatório do Café, barista e mestre de torras, “o Café na Rua simbolizou um marco histórico para o café especial no RN, pois conseguimos envolver toda cadeia produtiva. Ter a chancela do SEBRAE-RN era o que faltava para concretizar esse sonho coletivo”.

O estande Origens Potiguares incluiu outros setores produtivos, como o de queijos artesanais

O Café na Rua teve como uma das bases a difusão da cultura de cafés especiais no estado, além de promover a valorização do profissional barista e unificar as empresas do segmento em um mesmo propósito de fortalecimento.

Galego da Serra produziu o queijo ao vivo

Valdick completa: “O RN, através do SEBRAE, está na fase de reconstrução de sua cafeicultura e o evento contribuiu demais para poder aproximar a cadeia produtiva, produtores, torrefadores, cafeterias e coffeelovers”.

Foi grande o interesse do público em degustar as comidas servidas no Festival

O Café na Rua também contou a com exposição de produtos e maquinários e teve como auge a distribuição gratuita das xícaras de cafés, divididas entre filtrados, expressos e também cappuccino, preparado com leite vegetal fornecido pela Leite Nude, uma das apoiadoras do evento. Os demais patrocinadores foram as marcas Artkamiseta, Prime Gourmet, Observatório do Café, Agrosertão, Seahub, Barões do Café e o SEBRAE. A Revista Deguste foi apoiadora do projeto.

O doce de leite, o queijo e a manteiga da terra foram comercializados no Café na Rua

Para Elton Alves, gestor do SEBRAE-RN, o evento evidenciou a relevância e o aquecimento do segmento para o mercado de Natal. “As pessoas estão cada vez mais interessadas em se conectar a produção local, em conhecer a rastreabilidade do processo produtivo e consumir aquilo que imprime de fato a alta qualidade. Ver o SEBRAE reunido com tantos parceiros pela causa do café especial traz a celebração da força empreendedora que o RN possui para grandes realizações. Caminhamos para a construção de uma comunidade local, onde cada vez mais as pessoas entendam e valorizem a história de cada produtor, e reconheçam o valor agregado em cada experiência da xícara”, comenta.

Evento também contou com exposição de cachaças

Durante o Café na Rua, foi montado também o estande Origens Potiguares. Nele, foram incluídos outros setores produtivos, como queijos, cachaças artesanais e artesanato, diversificando o evento para o público participante.