A Família: o único restaurante sérvio do Brasil está em Natal há 8 anos

Publicado por Thyago Macedo em 17 de outubro de 2024

Compartilhe:

Mil folhas de leitão assado na brasa, servido com pão do forno, pasta caseira tipo Boursin e salada

Um restaurante familiar, com estilo bistrô, mas com a bagagem cultural e uma proposta gastronômica diferente de qualquer outro estabelecimento em Natal. Esse é A Família, que trouxe a cozinha sérvia para o Brasil e há 8 anos funciona em Ponta Negra.

O local é conduzido pelo casal Maya e Igor Kugli, que contam, ainda, com a participação direta dos filhos Vuk e Luka. Juntos, eles criam um ambiente acolhedor e autêntico, inspirado nas raízes do país onde nasceram.

Maya Kugli com os filhos Luka e Vuk

O casal explica que, depois de muitos anos viajando e trabalhando ao redor do mundo, a família decidiu, em 2016, que Natal seria a próxima parada. Na época, eles moravam em Shanghai, na China, e fizeram amizade com brasileiros que faziam muitos elogios à capital potiguar.

Igor, o chef, vem de uma linhagem de restaurateurs, enquanto a esposa Maya vem do setor de turismo e tem uma paixão especial por confeitaria. Atualmente, o filho Vuk atua como sous chef e o outro filho Luka fica à frente do salão com a mãe.

Chevapchichi em Kajmak Kebab sérvio com salada, pão pita artesanal e feijão do forno tradicional

“Nossa proposta culinária é pioneira. Apresentamos a nova cozinha de fusão balcânica, sendo o único restaurante sérvio no Brasil. Aqui, recorremos às receitas de família, revisitando pratos tradicionais da Sérvia, ao mesmo tempo em que trazemos um toque pessoal a algumas das nossas criações favoritas, desenvolvidas ao longo de nossas jornadas internacionais. O menu é cuidadosamente pensado, com ingredientes locais de alta qualidade, escolhidos pessoalmente por nós, sempre com o objetivo de valorizar o que é produzido de maneira artesanal”, explica Maya.

De acordo com ela, o A Família é uma espécie de “circo gastronômico”, que está fazendo sua estadia em Natal. O chef de cozinha Igor cresceu no ramo da gastronomia. Na antiga Iugoslávia, mais especificamente em Belgrado, sua família foi dona do terceiro restaurante particular do país, que viveu período de economia fechada durante muitos anos.

Pão de feira sérvio recheado com kajmak (nata fresca), ovo mexido e tomate

Desde criança, ele esteve envolvido na cozinha, começando com as massas, visto que o restaurante da família era uma pizzaria. Ao longo dos anos, Igor aperfeiçoou suas habilidades, o que o levou a trabalhar em renomados restaurantes, incluindo uma passagem de cinco anos em Shanghai, onde gerenciou um restaurante italiano famoso.

Ao explicar a mudança para o RN, Igor comenta: “Queríamos um lugar que estivesse à beira-mar, com uma vida mais tranquila e longe do frenesi das grandes metrópoles. Foi então que nos apresentaram Natal. Ao vermos a icônica vista do Morro do Careca, sentimos que esse era o lugar certo. Assim, em 2016, nos estabelecemos na cidade e, após um período de adaptação, abrimos oficialmente nosso restaurante em outubro do mesmo ano”.

Com bonita ambientação rústica, a casa recebe até 30 pessoas

O chef destaca que, desde o início, o compromisso foi oferecer uma experiência culinária autêntica, com pratos emblemáticos da cozinha sérvia. “Um dos nossos maiores desafios foi introduzir sabores novos e desconhecidos para o paladar local que, muitas vezes, pedia o tradicional ‘feijão com arroz’. Entretanto, mantivemos firme nossa proposta de oferecer algo diferente. Hoje, nosso restaurante é conhecido por seu churrasco sérvio, com carnes maturadas e preparações artesanais, como o famoso ‘Pljeskavica’, um hambúrguer típico da Sérvia. Há também o chamado ‘Trem Sérvio’, que tradicionalmente vem como uma sequência de carnes, mas que A Família apresenta em forma de um prato de seleção das carnes típicas do churrasco sérvio, servindo até duas pessoas”, destaca.

Baklava com pistache e panna Sérvia

Cada prato reflete a paixão da família por ingredientes frescos e preparados na hora, com o cuidado e o carinho que é colocado em cada detalhe. Desde as entradas, como os pães tradicionais com nata feita de maneira artesanal, até as sobremesas, preparadas por Maya, a cozinha é um verdadeiro reflexo da história e da jornada desses sérvios que apostaram em Natal.

Igor e Maya informam que, ao longo desses oito anos de funcionamento, o restaurante evoluiu, ajustando apresentações e introduzindo novos pratos, porém sem nunca perder a essência. “Cada visita ao nosso espaço é uma oportunidade de explorar um pouco mais da rica cultura gastronômica dos Bálcãs, em um ambiente que é uma extensão do nosso lar”, comenta.

Restaurante tem no cardápio bebidas típicas da Sérvia

O restaurante funciona de quinta-feira a segunda, a partir das 18h30. Aos domingos, A Família, que tem um salão para cerca de 30 pessoas, também abre para almoço, das 13h às 15h30. A casa trabalha ainda com vinhos e tem drinks clássicos e autorais, seguindo também a linha sérvia.

A Família
Av. Eng. Roberto Freire, 3181
(em frente ao Natal Dunnas Hotel)
Ponta Negra – Natal/RN
Fone: (84) 99808-3952
Instagram: @afamiliapraia