Colunas
Página anterior
Café Fake, o que é?
Muito tem se falado sobre a qualidade dos novos produtos que estão ganhando espaço nas prateleiras dos supermercados, sob a nomenclatura de “bebida à base de café ou sabor café”, apresentando-se como uma opção mais econômica em relação ao café tradicional, mas que desperta curiosidade e preocupação sobre a segurança alimentar.
Essa novidade tem provocado um debate acerca dos produtos classificados como substitutos do café tradicional, onde as bebidas preparadas a partir de seus conteúdos imitam o sabor do verdadeiro café, mas que podem, inclusive, nem conter café. Alguns exemplos de grãos, que estão sendo utilizados nesses produtos, são a cevada, o milho e o trigo, além da polpa extraída do próprio café.
Segundo as empresas que os comercializam, tratam-se de produtos que se enquadram na legislação vigente como mistura para processamento de alimentos ou bebidas e também preparados sólidos, estando regulamentados na categoria de bebidas artificialmente saborizadas.
Contudo, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, repudia a comercialização de produtos que não trazem informação sobre a quantidade ou mesmo a existência de café nas embalagens, bem como o quantitativo de impurezas presentes, além da ausência do registro perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
O Ministério da Agricultura, por sua vez, está investigando se esses produtos à base de café ou sabor café podem ser considerados uma burla, a partir de seus ingredientes e processo de fabricação, considerando que legislação brasileira estabelece categorias para misturas e preparados, como ocorre com outros alimentos. Por outro lado, a Anvisa ainda não se manifestou publicamente quanto ao assunto.
A tendência de produtos similares ganharem espaço no mercado se dá principalmente por fatores econômicos, e no mundo do café não tem sido diferente, visto o elevado aumento do seu preço, sendo importante ficar atento às informações presentes nas embalagens, garantindo o consumo de produtos seguros para a saúde.