Restaurante Moinho valoriza a gastronomia do litoral em Capim Macio

Publicado por Thyago Macedo em 05 de dezembro de 2025

Compartilhe:

Peixe fresco grelhado, servido com arroz cremoso de camarão e tomate confitado

Aberto em maio deste ano em Capim Macio, o restaurante Moinho – Cozinha com memória vem se destacando em Natal por unir sabor, afeto e identidade cultural em cada prato. A casa, comandada por Elice Cabral, tem como proposta valorizar a cultura alimentar potiguar, resgatando memórias e tradições da região da Costa Branca, no litoral norte do Rio Grande do Norte.

Chef Elice Cabral se inspira nos pais Suze Cabral e Elias Barbosa para comandar o restaurante Moinho

Elice cursou Gastronomia na UNP e, nesse período, começou sua trajetória ainda de forma autônoma, cozinhando em casa e vendendo marmitas e feijoadas no condomínio onde morava. A paixão pela cozinha vem de família. Os pais, Suze Cabral e Elias Barbosa, são proprietários do tradicional restaurante Tempero da Suze, em Macau, referência em comida brasileira e frutos do mar.

Filé mignon ao molho espanhol

Inspirada nessa história familiar com a gastronomia, Elice abriu o Moinho em 2022, mas como delivery no bairro Tirol. O nome é uma homenagem ao Moinho de Macau, cartão-postal da cidade. Em 2023, o restaurante inaugurou seu primeiro espaço para atendimento ao público, na rua Jundiaí, já com a proposta de uma cozinha autoral e voltada às origens da família.

 

Em 2025, o Moinho se consolidou e passou a funcionar no novo endereço em Capim Macio, com ambiente acolhedor e estrutura completa, dispondo de área interna climatizada, área externa coberta, jardim aberto e bar de drinks. No total, a casa tem capacidade para até 100 pessoas.

O cardápio, criado por Elice, reflete a essência do litoral potiguar e presta homenagem às praias da Costa Branca. O menu traz pratos que exaltam ingredientes locais e a riqueza da culinária do mar. Entre os destaques, estão o Porto do Mangue, feito de peixe fresco grelhado, servido com arroz cremoso de camarão e tomate confitado; o Alagamar, feito com camarões grandes, fettuccine ao molho pomodoro artesanal, azeitonas pretas, parmesão e manjericão fresco; e o Touros, preparado com arroz caldoso de costela desfiada, finalizado com picles de cebola roxa e acompanhado de farofa de banana.

Restaurante dispõe de área interna climatizada e área externa coberta, totalizando 100 lugares

Outros pratos de destaque do menu são o Dunas do Rosado (contrafilé passado na manteiga da terra ao molho de nata, pirão de queijo, feijão verde, arroz de leite e vinagrete) e o Galinhos (camarão com creme de jerimum e manga).

O restaurante tem, ainda, entradinhas como a Panelinha de camarões grelhados com tomates confitados no azeite, azeitonas, ervas, molho pomodoro e tiras de massa pão e a Panelinha de costela desfiada e cozinhada por 48 horas, servida com pão pita da casa. A sobremesa Cartola Potiguar, feita com banana caramelizada com brigadeiro cremoso e queijo de coalho e finalizada com canela, também faz sucesso.

Contrafilé passado na manteiga da terra ao molho de nata, pirão de queijo, feijão verde, arroz de leite e vinagrete

Além da cozinha autoral, o Moinho oferece uma carta de drinks exclusivos, elaborados com ingredientes regionais como mangaba, tamarindo e cupuaçu, reforçando a proposta de valorizar o que é da terra. “O Moinho nasceu para resgatar nossas origens e contar histórias através da comida. Queremos dar visibilidade à Costa Branca e mostrar a força da gastronomia potiguar”, resume Elice Cabral.

Panelinha de costela

O Moinho – Cozinha com memória funciona de terça a domingo, das 11h às 15h, e de quinta a sábado, das 18h às 22h. O happy-hour acontece de quinta a sábado, das 18h às 20h, com drinks e petiscos especiais.

Moinho – Cozinha com memória
Rua Valter Fernandes, 1974
Capim Macio, Natal/RN
Fone (84) 99623-8677
Instagram: @moinho.rn