Ana Maria Braga se emociona 26 anos depois com o Bolo Toffee de Caju da Borelli

Publicado por Thyago Macedo em 12 de fevereiro de 2026

Compartilhe:

Bolo Toffee de Caju foi destaque no programa de Ana Maria Braga em 2001 (Foto: Rogério Vital/Deguste)

A tradição, o sabor e a identidade potiguar ganharam destaque pela terceira vez em rede nacional com a participação de Arlete Borelli e Roberto Campello, proprietários da Borelli Tortas Finas, no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, na TV Globo. O casal foi convidado a participar do quadro “Na Rota da Ana”, exibido em 2026, levando ao público a emblemática receita do Bolo de passas de caju, que marcou a primeira passagem da apresentadora pelo Rio Grande do Norte, em 2001.

Com quase 29 anos de história, a Borelli Tortas Finas celebra um reencontro especial. Foi justamente durante uma viagem de Ana Maria Braga ao Estado, há 26 anos, que o Bolo Toffee de Caju encantou a apresentadora, deixando uma memória afetiva que atravessou décadas. “Ela nunca esqueceu da textura e do sabor desse bolo. Desde aquela época, sempre que alguém da produção vinha ao Rio Grande do Norte, o bolo ia junto”, relembra Arlete.

Com quase 29 anos de história, Arlete Borelli e Roberto Campello fazem um trabalho essencialmente artesanal, com rigor na escolha dos ingredientes e valorização das frutas, especialmente as regionais (Foto: Rogério Vital/Deguste)

A nova participação surgiu a partir de uma proposta de retrospectiva do programa, revisitando lugares, sabores e personagens marcantes das viagens de Ana Maria pelo Brasil. No RN, além de destinos como Ponta Negra, Maracajaú, Pipa, São Miguel do Gostoso e a tradicional Feira do Alecrim, a gastronomia teve na Borelli seu principal representante. “Na área gastronômica, fomos os únicos lembrados no Estado”, destaca.

A gravação foi realizada no apartamento do casal, em Natal, onde a equipe do Mais Você preparou toda a estrutura para apresentar a receita, adaptada para ser mais acessível ao público, sem perder sua essência artesanal. “O resultado foi um sucesso imediato tanto na TV quanto nas redes sociais. Poucos minutos após a exibição, o Instagram da Borelli foi inundado por mensagens, pedidos da receita e elogios. A abrangência é impressionante”, conta Roberto.

Feito com caju, fruta símbolo do RN, o bolo reforça o compromisso da Borelli com ingredientes regionais, frescos e pouco industrializados. Essa filosofia acompanha a marca desde sua fundação e explica a fidelidade de clientes de diferentes partes do Brasil e até do exterior. “Quem come hoje, encontra o mesmo sabor de 10, 20 anos atrás. Manter esse padrão é o nosso maior diferencial”, afirma Roberto.

Há 26 anos, Ana Maria Braga gravava em Natal pela primeira vez com Roberto e Arlete da Borelli (Foto cedida)

O casal destaca, ainda, que a Borelli Tortas Finas construiu sua reputação a partir de um trabalho essencialmente artesanal, com rigor na escolha dos ingredientes e valorização das frutas, especialmente as regionais. Caju, mangaba, cajá, graviola e coco estão presentes em diversas criações da casa, muitas delas inspiradas em receitas afetivas e clássicos da confeitaria, adaptados ao paladar nordestino.

Entre os destaques do cardápio, estão sobremesas como o merengue de mangaba, tortas de frutas, rocamboles, bolos tradicionais, receitas com chocolate de alta qualidade e doces que remetem às décadas de 1940 e 1950, preservando técnicas e sabores que atravessam gerações. Ao todo, a Borelli já desenvolveu mais de 500 receitas ao longo de sua trajetória, mantendo sempre um cardápio dinâmico, sem abrir mão das sobremesas mais procuradas pelo público.

O chef Jimmy Ogro observa Arelete Borreli cozinhar, que está ao lado de Roberto Campello (Foto cedida)

Outro diferencial é o cuidado extremo com os insumos, pois a marca prioriza ingredientes frescos, sem industrializados, manteigas e chocolates selecionados, farinhas de alta qualidade e frutas escolhidas criteriosamente. “Aqui, não trabalhamos com modismos ou produtos ultraprocessados. Nosso foco sempre foi a sobremesa bem-feita, com sabor verdadeiro”, reforça Roberto.

Atualmente, a Borelli funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, oferecendo sobremesas, opções de almoço, além de uma linha de salgados finos. A casa também prepara a retomada do serviço de crepes doces e salgados, feitos em uma crepeira francesa original da Bretanha, reforçando a conexão com a tradição e a qualidade.

Fundada em 1997, a Borelli funciona hoje na Av. Campos Sales, 468, em Petrópolis (Foto: Rogério Vital/Deguste)

A participação no Mais Você não apenas reacende uma história de sucesso iniciada em 2001, como também reafirma o valor da gastronomia potiguar em nível nacional. Para a Borelli Tortas Finas, o retorno do bolo de passas de caju à mesa de Ana Maria Braga simboliza reconhecimento, memória e a certeza de que tradição e qualidade atravessam o tempo.

Borelli Tortas Finas
Avenida Campos Sales, 468
Petrópolis – Natal/RN
Fones: (84) 3201-2009 | 99703-7070
Instagram: @borellitortasfinas