Penedo Borges apresenta seus vinhos em Natal no Magazzino

Publicado em 27 de julho de 2012

Compartilhe:

O Magazzino Vinhos & Cozinha promoveu, semana passada, uma harmonização para apresentar para um grupo de convidados seis rótulos da vinícola argentina Otaviano Bodega Y Viñedos, que tem entre sócios um grupo de brasileiros, como o engenheiro e produtor Penedo Borges, que assina a linha de vinhos da casa e que estava representando a empresa.

Penedo fez uma palestra sobre seus vinhos durante o jantar para convidados

A história dessa vinícola começa no ano de 2004, quando cinco executivos tomaram a decisão de ingressar no apaixonante mundo da indústria vitivinícola e compraram 48 hectares de terra na região de Mendoza, em Alto Agrelo. A produção gira em torno de 200 mil garrafas por safra e a vinícola já tem um vinho, o Icono, eleito entre os 25 melhores da Argentina. “Como somos uma vinícola pequena, decidimos, desde o início das nossas atividades, trabalhar na elaboração de vinho focado na qualidade, desde a linha mais básica até o vinho top”, explica Penedo Borges.

 
O primeiro vinho degustado foi um Chardonnay 2010 sem passagem em barrica, onde sobressai a fruta cítrica com boa presença de abacaxi e notas de mel. Na boca mostrou-se refrescante, equilibrado e macio. Tem 13,5º de teor alcoólico. O segundo vinho foi o Penedo Borges Reserva Malbec 2009, com aromas de fruta madura, baunilha e menta. Um vinho interessante e de boa relação custo/benefício, que passa 12 meses em barricas, sendo 70% em carvalho francês e 30% em carvalho americano.  O terceiro vinho degustado sem a companhia de comida foi um belo Cabernet Sauvignon Reserva 2010, que no olfato revelou notas de pimentão e mentolado. Uma curiosidade nesse vinho é que 30% dele não passam por barrica de carvalho, enquanto os outros 70% se dividem entre barrica de carvalho francês (70%) e de carvalho americano (30%).

Filé de cordeiro com molho de frutas vermelhas com o aligot foi um dos pratos servidos na noite

Um segundo momento da harmonização foi a interação entre vinho e comida. A cozinha do Magazzino preparou um saboroso menu, que foi aberto com um macio e saboroso Soufflet de queijo de cabra escoltado por um surpreendente vinho Rosé 2010 feito com a uva Malbec. E um Filé de cordeiro com molho de frutas vermelhas com o aligot (receita francesa de um delicioso purê de batata com queijo), foi perfeito para acompanhar o vinho Penedo Borges Gran Reserva Malbec 2008, que estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês. 

   
O vinho mais esperado da noite foi o Icono, o top da vinícola, servido apenas com queijo para realçar as principais características dessa bebida. De cor viva, no nariz exala muita fruta madura bem integrada com a madeira de carvalho francês, que durante 18 meses lhe imprimiu mais complexidade. Vinho bastante equilibrado com taninos agradáveis, feito com o máximo de concentração de uvas, onde metade dos cachos é descartada. 

   
Quem também participou dessa degustação foi a dona da importadora Casa Malbec, Paula Gaya, que comercializa os vinhos Penedo Borges para o Nordeste. Ela foi recepcionada pelos donos do Magazzino, Marcelo e Verônica Chianca.

 

Magazzino Vinhos & Cozinha
Rua Potengi, 576
Petrópolis, Natal/RN
Fone: (84) 3212-1477