Sabor Potiguar

Publicado em 31 de agosto de 2012

Compartilhe:

Durante este fim de semana, o circuito gastronômico do Rio Grande do Norte está reunido nas imediações da Praça Sete de Setembro, no Centro de Natal. É que o Governo do Estado promove a segunda edição do Festival de Gastronomia Sabor Potiguar, que neste ano conta com a participação de 13 bares e restaurantes, bem como exposição de vinhos e queijos de cabra tradicionais e finos.

Governadora Rosalba Ciarlini fala da importância do Festival para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte

Na noite desta quinta-feira (30), a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, prestigiaram o evento. “Nós estamos associando dentro do Agosto da Alegria também a gastronomia. Isso é importante para estimular e, principalmente, para divulgar. Precisamos fazer isso porque temos arte nesse segmento e isso precisa ser mais reconhecido, pois é fundamental para nossa cultura e para o turismo”, destacou Rosalba Ciarlini.

 
O Sabor Potiguar teve início na quarta-feira (29) e segue até o domingo (2). Uma grande tenda gastronômica foi montada ao lado da feira de artesanato, abrigando bares e restaurantes como Jobim; 294; Peixada do Chorão; Ombak; Lá em casa; Café da Dalila; Pastel di Boteco; Bardallos; Bar da Meladinha; Bella Flor – Mercado Petrópolis; Frango com Sabor; Kaçuá; e Paçoca de Pilão de dona Adalva Rodrigues.

Adalva Rodrigues é uma das participantes do Festival Produtos regionais são expostos no evento

Uma novidade para este ano, de acordo com o secretário Betinho Rosado, foi a degustação especial de queijos de cabra tradicionais e finos produzidos no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais, no espaço gourmet, que também terá Mostra da Cozinha Potiguar com receitas de doces de boteco, bem como receitas de bolos, tapiocas e demais quitutes da culinária potiguar.

Luiz Montanares, empresário da importadora Canessa e Montanares, ao lado do secretário Betinho Rosado

Outra novidade foi a inclusão de uma barraca específica para vinhos. O secretário Betinho Rosado esteve pessoalmente visitando o stand da Canessa e Montanares, uma importadora nova, com dois meses de mercado, que está trazendo vinhos chilenos para o Brasil. Luiz Montanares, que é natural do Chile, mas mora em Natal há 13 anos, se disse feliz em poder participar de um evento como este.

 
“A gente sabe que um grande público circula por um festival como este. Então, é uma ótima oportunidade para divulgarmos nossos vinhos e também a nossa importadora”, afirma Luiz Montanares, um dos sócios da empresa. 

   
De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Betinho Rosado, o Festival tem por finalidade promover a melhoria da gestão e dos produtos e serviços oferecidos pelo segmento, visando aumentar a satisfação dos clientes e contribuir para a melhoria da lucratividade empresarial. O evento conta ainda com várias apresentações musicais em todas as noites.

Culinaristas da Associação de Culinaristas do Rio Grande do Norte participam das oficinas

A governadora Rosalba Ciarlini comentou ainda que a segunda edição do projeto Agosto da Alegria já é considerada um sucesso. “Além do motivo maior que é resgatar a cultura popular, temos como objetivo movimentar o turismo nessa época do ano que é baixa estação. Por tudo isso, acreditamos que o Agosto da Alegria caminha em direção ao sucesso e, inclusive, já estamos preparando melhorias para o próximo ano”, disse.