Grand Cru promove vertical com vinhos Altair

Publicado em 03 de julho de 2013

Compartilhe:

A loja da Grand Cru em Natal promoveu, ontem a noite, no Cascuco Bistrô, uma sensacional degustação vertical com os vinhos Altair, das safras 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006. A degustação foi conduzida pela diretora da vinícola, a chilena Claudia Gomez Martinez, que também é enóloga com formação na França, e premiou um seleto grupo de clientes da Grand Cru, cuja operação em Natal é muito bem feita pelo empresário Rodrigo Lima, franquiado da marca.

O chef Daniel Cavalcanti, do Cascudo Bistrô, a chilena Claudia Gomez Martinez, da Altair, e o empresário Rodrigo Lima, da Grand Cru.

Ao apresentar Cláudia Martinez a seus convidados, Rodrigo Lima disse que a degustação foi um prêmio da matriz da Grand Cru em São Paulo, que cedeu os vinhos pelo fato da loja de Natal ter sido a que mais vendeu os vinhos Altair em 2012 no país, um feito surpreendente.

 
A Altair é um braço da gigante chilena San Pedro, que em 2002 se associou a Laurent Dassault, do Château Dassault, em St Emilion, para produzir um vinho de qualidade superior, que desde a sua primeira safra vem seguidamente surpreendendo a crítica especializada pelo alto nível de seus vinhos.

 
E toda a fama do Altair pode ser comprovada nessa degustação, à medida que Cláudia Martinez falava cuidadosamente sobre as principais características de cada safra. Em comum, os vinhos apresentaram uma elegância singular, com boa concentração de aromas de frutas vermelhas maduras, com taninos e acidez bem equilibrados deixando uma forte e agradável persistência na boca.

 
O vinho apontado informalmente como o melhor da noite pelos convidados, à unanimidade, um fato raro de acontecer numa degustação com 5 safras, foi o Altair Seleccion Corte 2002, feito com 71% Cabernet Sauvignon, 17% Carménère, 6% Merlot, 4% Syrah e 2% Cabernet Franc. Ele envelhece por 12 meses em barricas de carvalho francês, apresenta 14,5% de álcool e tem potencial de guarda para 15 anos. Realmente o vinho estava soberbo, deixando uma boa impressão em todos e, como bem disse o médico, enófilo e blogueiro Elmano Marques, “o Altair 2002 é para ser degustado cuidadosamente, gota a gota”. 

   
Se a noite já era agradável, o “gran finale” aconteceu quando o talento do chef e proprietário do Cascudo Bistrô, Daniel Cavalcanti, entrou em campo, ou melhor, na cozinha, para surpreender com um jantar muito bem elaborado. De entrada, Daniel serviu um delicioso Pimentão assado e recheado com brandade de bacalhau. O pimentão estava macio e agridoce casando perfeito com o sabor do bacalhau. 

 
O primeiro prato foi um Atum com crosta de gergelim, uma das primeiras criações do chef, quando seu restaurante funcionava em outro endereço. Como sempre, o atum estava no ponto certo, deixando o prato, que não está mais no cardápio, perfeito. Mas Daniel avisa que os clientes já podem pedi-lo que ele serve sem maiores problemas.

A “ousadia” do chef  ficou por conta do prato principal, quando ele substituiu a tradicional redução de vinho tinto por um inusitado molho de catuaba para compor um filé com risoto de cogumelos frescos. O prato ficou muito bom e foi escoltado pelo vinho Sideral, o segundo da vinícola Altair. 

 
A sobremesa foi outra agradável surpresa, um delicado e saboroso Creme de manga com melaço de catuaba. Para quem não sabe, a Catuaba é uma planta medicinal muito usada no Nordeste, e que tem a fama de ser afrodisíaca. Ela é comumente usada para fraqueza, bronquite crônica, falta de memória, fadiga e outras coisas mais.
 
Grand Cru Natal
Av. Hermes da Fonseca, 506
Petrópolis, Natal-RN
Fone: (84) 3201-0589
 
Cascudo Bistrô
Rua Seridó, 740 (Praça das Flores)
Petrópolis, Natal-RN
Fone: (84) 3202-1005