Notícias
Página anteriorVinho Miolo Lote 43 vence Challenge Brasil x América Latina
O vinho Miolo Lote 43 safra 2011 da Miolo Wine Group foi o grande vencedor da degustação às cegas realizada, na semana passada, durante o Wine In, evento que debateu a produção e o mercado de vinhos tintos no Brasil.
![]() |
O brasileiríssimo vinho tinto da Miolo superou rótulos consagrados elaborados na Argentina, Chile e Brasil, cotados acima de R$ 50 a garrafa no mercado de São Paulo, como Clos de Los Siete (Argentina), Achaval Ferrer Malbec (Argentina) e Montes Twins (Chile). Além do Miolo Lote 43, o vinho RAR safra 2008, do grupo Miolo, ficou colocado em 8º lugar. O vinho é um corte de Cabernet Sauvignon/Merlot proveniente de vinhedos localizados na região dos Campos de Cima da Serra.
O Challenge Brasil x América Latina foi disputado entre 15 rótulos e contou com a presença de 19 jurados nacionais e internacionais, como o professor do departamento de Viticultura e Enologia da UC Davis (University of California Davis), Dr. James Lapsley, Olivier Bourse, da Université de Bordeaux; Roberto Rabachino, jornalista, professor e sommelier italiano; Daniel Marquez, brand ambassador de vinhos e destilados nos EUA; Cláudio Salgado, sommelier do Marriott de Hong Kong; Charles Byers, canadense, escritor e radialista; além de consagrados jornalistas brasileiros como Luiz Horta, Horst Kissman e José Maria Santana.
“O resultado dessa degustação às cegas vem para posicionar o Brasil como importante produtor de vinhos de qualidade no mundo. O aval de um júri técnico de tamanho gabarito nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Vemos o resultado dessa degustação como um divisor de águas, tamanha a importância do tema e seriedade com que a prova foi conduzida”, afirma Adriano Miolo, superintendente do grupo Miolo.
Realizado na sede da Fecomércio, em São Paulo, o evento promoveu, em 22 e 23 de agosto, um grande debate sobre a potencialidade dos tintos elaborados no Brasil. O encontro, patrocinado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi realizado pela Exponor Brasil e integrado ao Circuito Brasileiro de Vinhos, promovido pelo Ibravin.
Confira abaixo a relação dos vinhos degustados às cegas pelo júri técnico, entre vinhos brasileiros, argentinos e chilenos: Challenge: Painel de vinhos acima de R$ 50,00.
1º Miolo – Miolo Lote 43 2011 (Brasil)
2º Pizzato – DNA 99 2008 (Brasil)
3º Errazuriz – Max Reserva Carmenère 2010 (Chile)
4º Kaiken – Terroir Series Malbec 2011 (Argentina)
5º Clos de Los Siete – Bordeaux blend 2009 (Argentina)
6º Finca Decero – Cabernet Sauvignon 2010 (Argentina)
7º Achaval Ferrer – Malbec 2011 (Argentina)
8º RAR – Cabernet Sauvignon/Merlot 2008 (Brasil)
9º Almaúnica – Reserva Syrah 2011 (Brasil)
10º Pulenta Estate – Cabernet Sauvignon III 2010 (Argentina)
11º Viña Alicia – Cabernet Sauvignon 2009 (Argentina)
12º Don Abel – Rota 324 Cab. Sauvignon 2005 (Brasil)
13º Montes Twins – Malbec/ Cabernet Sauvignon 2011 (Chile)
14º Ramirana – Syrah/Carmenère 2010 (Chile)
15º Morandé – Gran Reserva Cab. Sauvignon 2009 (Chile)



