Notícias
Página anteriorFestim é atração do Festival de Gastronomia da Pipa
O que podemos esperar quando dois chefs talentosos como Tadeu Lubambo e Sabrina Mahler se juntam para fazer um jantar no estilo menu degustação? Com certeza uma noite mais que agradável, em que sabores e texturas fizeram a “cabeça” dos gourmets que participaram do 1º Festim, como parte da programação oficial do IX Festival de Gastronomia da Pipa, que começou nesse último final de semana, e que prossegue até o próximo domingo, dia 13 de outubro.
![]() |
O festim foi realizado na pousada Girassóis Lagoa Resort, em Tibau do Sul, com serviço de menu em seis tempos, com três entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, tudo harmonizado com espumante rosé e branco da Rio Sol.
![]() |
![]() |
A primeira entrada servida aos convidados foi um Harumaki picante de carne de sol envolto em açúcar, feito por Sabrina Mahler. O Harumaki estava muito bom, com massa crocante e levemente adocicada, que se contrapôs ao salgado da carne de sol.
![]() |
O chef Tadeu Lubambo ofereceu o frescor das ostras cultivadas na região, que foram escoltadas por um delicado sorvete de cachaça. A terceira entrada foi de Sabrina, que serviu um Tartar de salmão com ovas do próprio peixe. O prato estava leve e muito saboroso.
![]() |
Tadeu Lubambo volta à cena do festim com o primeiro prato do jantar, o Suadinho de Camarões, uma leitura do chef para o ceviche, comida símbolo da gastronomia peruana. O Suadinho estava simplesmente maravilhoso e refrescante por causa do sabor cítrico do limão, muito bem equilibrado. A textura do camarão estava perfeita com cocção corretíssima. Na suposta simplicidade desse prato, Tadeu mostrou que é um craque na cozinha, fazendo jus a fama de seu restaurante Camamo, que todos os anos mantém suas duas estralas concedidos pelo conceituado guia Quatro Rodas.
![]() |
O segundo prato principal foi de Sabrina, que preparou com muita precisão um Magret de Pato com molho de vinho do Porto, escoltado por cogumelos frescos e purê de damasco com ervas frescas. Prato refinado em que o esmero na elaboração garantiu um conjunto harmonioso com várias texturas, sabores e bonita apresentação.
![]() |
A sobremesa foi trabalhada a quatro mãos, um sorbet batizado de Baco Descansado, feito de vinho malbec com castanha de caju triturada. Um final simples porém gostoso para um jantar informal numa noite inesquecível.
![]() |
| Jornalistas do Rio de Janeiro (esq.), ao lado do diretor da Revista Deguste, Benício Siqueira, e da esposa dele, Joelma Siqueira |
Na próxima quinta-feira, dia 10, será realizado o 2º Festim no hotel Ponta do Madero. A cozinha será comandada pelos chefs Walter Dantas e Gabriel Vidolin. As reservas para o jantar podem ser feitas pelos telefones (84) 3235-1950/1958/1959, ou na banca de Tota, em Petrópolis, que já está vendendo as senhas. O Hotel Ponta do Madeiro, em parceria com o Festival, está oferecendo um pacote promocional, com hospedagem (na noite do Festim) no próprio hotel por R$ 550,00 por casal, em quarto duplo. Reservas direto com o hotel.
![]() |
![]() |












