Diversidade marca 9ª edição do Festival Gastronômico da Pipa

Publicado em 15 de outubro de 2013

Compartilhe:

A 9ª edição do Festival Gastronômico da Pipa foi marcada pela diversidade cultural e por receitas reinventadas, com elementos desde a simplicidade do “confort food” até a técnica e excelência da alta gastronomia. O evento, realizado entre os dias 4 e 12 de outubro, foi considerado um sucesso e deixou uns participantes com gosto de quero mais.

 
Pela Arena Gastronômica passaram chefs potiguares e de diversos lugares do país, além de novos talentos e também da equipe voluntária de estudantes. Foram nove dias de atividades, entre palestras, oficinas, festins, degustações, shows culturais. Com isso, a ideia inicial do Festival, que é divulgar e promover o destino turístico, valorizando a cultura local e proporcionando o intercâmbio de conhecimentos, manteve-se viva.

 
Segundo o coordenador geral, Cláudio Freitas, o dever foi cumprido mais uma vez e o saldo é positivo. “Minha alegria é sentir que deu certo e que tivemos um nível técnico muito bom, principalmente no concurso Novos Talentos, que foi dos melhores. O evento foi extremamente saudável, com saldo positivo, encorajador e com muitas lições para o próximo. O caminhar é esse e o próximo ano já está confirmado e começa agora”, disse o coordenador do Festival.

 
A programação de encerramento, no Dia das Crianças, contou com apresentação cultural de crianças e adolescentes de Pipa, distribuição de Pippo’s no estande da São Braz, e uma oficina infantil, ministrada pelas Juniors Chefs Isadora Galvao e Dene Lubambo, filha do chef Tadeu Lubambo, ambas com oito anos de idade.


Fizeram parte deste encerramento também as oficinas com a Chef Joyce Francisco, de Florianópolis, apresentada pela Abrasel/RN; os Chefs Mário Portela e Paula Labrak, de São Paulo e Minas Gerais; e o Chef Warison Santos, recebendo o Chef, professor e pesquisador da cozinha brasileira Paulo Machado. Juntos, na última oficina, eles apresentaram o tema Interiores: sertão, caipira e peão de comitiva”.


As atividades culturais foram abraçadas também no encerramento do evento: Manoel de Barros se fez presente na voz de nossa gente, poemas declamados, intervenções teatrais e os shows de Carlos Zens e a banda Uskaravelho.
 
Concurso Gastronômico
Durante o período do Festival Gastronômico da Pipa, 29 estabelecimentos locais concorreram com receitas nas categorias Prato Principal, Lanche, Petisco/Entrada, Sobremesa, Drink e Melhor serviço. O júri foi popular. As receitas participantes estavam no Guia oficial, que continha fichas de votação e um código que davam direito ao voto em urna ou pela internet, novidade deste ano.


O vencedor da categoria "Prato principal" foi o "Camarão no coco verde", do Quintal Restaurante e Tapiocaria. Entre os lanches, o Kebab de Kafta de carne de sol com chutney de manga, do Árabe da Pipa Kebaberia ficou com o primeiro lugar.

Prato Sushi voador, do Nirá Sushi Bar, foi o vencedor na categoria Petiscos

Na categoria Petisco, o Sushi voador, do Nirá Sushi Bar, foi o vencedor. A Torta di Amaretti, do Dall'Italiano Bar Pizzeria Ristorante, foi a sobremesa que mais agradou, levando o primeiro lugar. E entre os drinks, foi premiado o Sharbat – Limonada persa de banana com manjericão, do Árabe da Pipa Kebaberia. O Restaurante A Selva também foi destaque na noite de premiação, levando o título de Melhor Serviço 2013.
 
Confira o resultado completo:
 
Prato Principal
Primeiro lugar – Camarão no coco verde, do Quintal Restaurante e Tapiocaria;
Segundo lugar – Camarão al Ajillo, do Restaurante A Selva;
Terceiro lugar – Seppie con Polenta, do Dall'Italiano Bar Pizzeria Ristorante.

 
Lanches
Primeiro lugar – Kebab de Kafta de carne de sol com chutney de manga, do Árabe da Pipa Kebaberia;
Segundo lugar – Frivilhado Arretado, da Benvinda Tapiocaria;
Terceiro lugar – Pizza da Galega, do Dall'Italiano Bar Pizzeria Ristorante.

 
Petisco/entrada
Primeiro lugar – Sushi voador, do Nirá Sushi Bar;
Segundo lugar – Pastel de frango com pasta de manjericão, do Ponto da Cocada;
Terceiro lugar – Fritelli, do La Terrazza Ristorante Italiano.
 
Sobremesa
Primeiro lugar – Torta di Amaretti, do Dall'Italiano Bar Pizzeria Ristorante;
Segundo lugar – Brownie Que Gostoso, da Que Gostoso Sorveteria.

 
Drinks
Primeiro lugar – Sharbat Limonada persa de banana com manjericão, do Árabe da Pipa Kebaberia;
Segundo lugar – Made in Tribus, do Tribus Bar.
 
Melhor serviço
Restaurante A Selva
 
O Festival Gastronômico da Pipa foi realizado de 04 a 12 de outubro de 2013 pela EDUCAPIPA, Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, entidade não lucrativa que tem por finalidade apoiar, promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município. Promoção: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul/RN. Operadora Oficial: Foco Operadora. Patrocínio: SENAC, La Violetera, Devassa, UnP, Makro Atacadista, SESC, Multibar, Brasinox, São Braz. Apoio: SEBRAE, SESI, Abrasel, Ecoflags, Armação Propaganda, Revista Deguste, Rio Sol, Clan. Mais informações podem ser obtidas no site www.festivaldapipa.com.br ou pelo e-mail: imprensa@festivaldapipa.com.br