Notícias
Página anteriorBrotar tem como lema cozinha afetiva

As pausas para almoço no movimentado bairro Tirol podem ser mais agradáveis com o Brotar Cozinha Afetiva, um restaurante de comida saudável, que busca fazer com que os visitantes se sintam em casa, tanto pela decoração quanto pelo tempero caseiro.

O estabelecimento é de 2016. Começou como lanchonete anexada a uma academia de ginástica. Os sabores foram ganhando fama, e o negócio se expandindo. Passou a servir almoços e, após 40 dias fechado para reforma, reabriu no início de fevereiro deste ano com novo ambiente e novo cardápio.

A casa abre, com ótimo movimento, de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, e aos sábado, das 11h30 às 15h. São 72 lugares, contando com área externa. E no segundo semestre de 2020 o horário deve se estender para o café da tarde. A responsável pelo sucesso e pela cozinha é a nutricionista e cozinheira profissional Camila Mariano.
“Fiz o curso do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa em 2019 e então introduzi novos pratos ao menu. Em resposta a essas receitas especiais, veio a ampliação”, explica a chef de cozinha.

O restaurante manteve uma seção para o que já era sucesso, Monte seu PF, com o lema na hashtag #oPFmaissaudáveldacidade. São quatro opções de proteína e cinco acompanhamentos, para que o cliente selecione três.

“Há feijão sem carne e um arroz integral muito saboroso para que o tradicional arroz com feijão não saia da dieta das pessoas. Muita gente acaba fazendo isso de forma prolongada, o que não é bom”, diz a especialista.

A casa oferece duas opções de entrada, Rendado de queijo coalho e Ceviche de caju com tareco de tapioca, e 15 pratos principais, entre os quais, saladas, carnes, massas leves e receitas veganas.
O destaque é para o queridinho Aquela Sobrecoxa, que aparece desossada e recheada com creme de castanha. A finalização é com molho de frutas vermelhas e o acompanhamento, arroz integral cremoso de manjericão, finalizado com tomates.

Com as sobremesas do Brotar, ninguém sai da dieta. Balanceadas, com exceção do bolo de cenoura com calda (que usa açúcar demerara), as outras cinco são adoçadas com xilitol e maltitol.
Há, ainda, cardápio de refeições congeladas, que muda mensalmente. São porções de 300g vendidas a partir de R$ 13. “Temos opções para quem tem restrições alimentares: sem açúcar, sem lactose. Temos molhos sem creme de leite e que são à base de legumes tornando mais leve sem deixar de entregar sabor e cremosidade”, avisa Camila Mariano, ressaltando que a experiência de almoçar no restaurante vai além de provar a comida.

De acordo com Camila, vários núcleos de amizade já se formaram naquele espaço de “descontração e descompressão”, decorado pela arquiteta Rafaela Lopes. As mesas têm lápis de cor e jogo americano de papel em branco, de onde já saíram projetos, desenhos e planos de viagem.

Os penicos de ágata usados como vasos de plantas resgatam as casas antigas das famílias. Já os crachás da equipe com seus signos e a proximidade da chef às mesas são um convite à conversa.

Brotar Cozinha Afetiva
Rua Açu, 707
Tirol – Natal/RN
Fones: (84) 2010-6518/ 99829-2993
@brotarcozinhaafetiva